sexta-feira, 30 de março de 2012

ilheus-ex-prefeito-e-ex-secretarios-sao-acusados-de-desviar-dinheiro-publico

O ex-prefeito de Ilhéus Valderico Reis e os ex-secretários de Educação, Almir Pereira, e de Obras, Celso Luiz Assereuy foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público estadual por estarem envolvidos num esquema de desvio de R$ 120 mil da verba pública.




Eles são acusados pela promotora de Justiça Karina Cherubini de terem cometido crime de peculato e falsidade ideológica, após se associarem para desviar o dinheiro que seria destinado à reforma de uma escola pública. Além do ex-prefeito e ex-secretários, estão envolvidos os representantes da D.S.D.S.D.A. Construtora e Pavimentadora Ltda, Washington dos Santos e Deborah Sthepanie de Santana.



cacau-e-desenvolvimento-regional

Esta semana eu participei de seminários realizados pelo Território Litoral Sul, onde diversas instituições públicas e privadas têm assento e discutem políticas públicas para o desenvolvimento desta região combalida. Tive a grata surpresa de reencontrar amigos e conhecidos como Vivaldo Mendonça da CAR e o quanto sua atitude gerencial vem produzindo efeitos positivos para esta região. Entre o pouco, o possível e o necessário, A CAR, apesar das limitações impostas pelo governo estadual, vem se articulando responsavelmente em oferecer respostas às comunidades rurais. Mas não quero colocar a minha análise sobre isto, e sim, sobre a estratégia de desenvolvimento para o Território Litoral Sul.




Com forte viés agrário, as comunidades participantes lutam para iniciar o processo de verticalização produtiva (processamento industrial das riquezas naturais). Este viés colocou a importância do cacau no soerguimento da região cacaueira. De fato, a SEAGRI/SEDIR/CAR/SUAF vem de longas datas tentando produzir uma estratégia de verticalização produtiva do cacau onde o grande problema estratégico resume-se na capacidade de criar sinergias positivas na cadeia produtiva do cacau. Trocando em miúdos... os produtores entendem que a verticalização é positiva, mas a experiência de associativismo e cooperativismo em nossa região são extremamente difíceis para se tocar um projeto desta magnitude. Por outro lado, os agricultores familiares entendem que: o governo ao invés de garantir um preço mínimo para o cacau deixa uma região inteira aos desejos dos dealers e das multinacionais; o processo agudo de endividamento ocasionado pela utilização
de pacotes tecnológicos superados e ambientalmente degradantes provenientes da CEPLAC; a concorrência atual de outras fruteiras como a banana, provoca o entendimento que um hectare de banana é mais rentável que um de cacau; e, por fim, os programas PNAE e PAA não tem em sua pauta a aquisição de chocolates/sucos da agricultura familiar, ou quando tem o volume é frágil mercadologicamente.

justica-manda-reintegrar-marco-prisco

Considerado pelo Estado um dos líderes do movimento grevista de 2012, o ex-PM Marcos Prisco, 42 anos, ganhou na Vara de Auditoria Militar, em primeira instância, ontem à tarde, o processo que concede a ele o direito de voltar a ser sargento da PM. Ele foi detítido em 2001, após o primeiro movimento grevista em que participou. Com a edição da Lei 12.191, de janeiro de 2010, que anistiou os demitidos em greves da PM, ele entrou com outro pedido de reintegração no Tribunal de Justiça. Ganhou, em 26 de junho de 2011, mas o governo não cumpriu a decisão. Em entrevista exclusiva, ele comemorou a decisão divulgada ontem, mas emitida dia 26. “A determinação anula todo o processo de 2001. Esta é a prova que, em 2001, eu fui demitido arbitrariamente. Boa parte dos estados cumpriu a Lei da Anistia. Só não a Bahia e outros dois estados”, afirmou o ex-militar, referindo-se também à decisão do Pleno do TJ. A procuradora do Estado, Ana Beatriz Lemos Passos, disse que o governo recorrerá da decisão, por meio de recurso de apelação, que teria efeito suspensivo da decisão do juiz Paulo Roberto de Oliveira. Na decisão, o juiz anula o ato da demissão de Prisco em 2001 por ausência de provas de que tenha participado do movimento grevista, solicitando que o fato seja reapurado. O advogado de Prisco, Fábio Brito, diz não ser possível suspensão da ação. “Primeiro, reintegra, e depois, recorre. Em mandado de segurança não existe”, disse o advogado.






alisson-mendonca-levanta-bandeira-branca

Em entrevista ao radialista Vila Nova, o vereador Alisson Mendonça confirmou que ira sair à reeleição, abandonando sua pré-candidatura a prefeito pelo PT.




Segundo ele, não adianta ser candidato de si só, já que o PT de Ilhéus decidiu que não fará prévias para escolher seu candidato à sucessão do prefeito Newton Lima.



Durante a entrevista, Alisson levantou a bandeira branca, tentando encerrar uma briga política com a vereadora Carmelita Ângela e o grupo do deputado federal Josias Gomes.



Para ele, o nome da vereadora é forte e o partido deve ir até o final, respondendo o questionamento do radialista sobre uma provável

Prefeito de Ilhéus reivindica ao Estado obras paras as zonas urbana e rural

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na última quinta-feira (29) de uma reunião em Salvador com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, onde foram apresentados ofícios solicitando ao governador Jaques Wagner a realização de uma série de melhorias, investimentos e serviços que vão beneficiar não somente a zona urbana, como também os distritos, vilas e povoados do município. Na lista de obras importantes para a cidade, o prefeito solicitou a reforma das centrais de abastecimento do Malhado e Hernani Sá, a ampliação do sistema de abastecimento de água para atender a várias comunidades da zona rural e ainda a recuperação de diversas estradas vicinais do município.




O secretário da Casa Civil, Rui Costa, adiantou que todas as reivindicações serão encaminhadas ao governador e que parte dos serviços solicitados já deverá ser iniciada nos próximos dias, como forma de garantir melhores condições para os pequenos agricultores e, principalmente, para os moradores da zona rural de Ilhéus.





 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .