terça-feira, 11 de maio de 2010

Prefeito de Barro Preto tem 72% de rejeição, revela pesquisa

O Instituto Lógus de pesquisa e Consultoria vem realizando várias pesquisas em diversos municípios no interior do Estado, o objetivo é levantar alguns dados e saber qual a real situação dos atuais prefeitos, no sul da Bahia as cidades escolhidas foram, Barro Preto, Itapé e Itajú do Colônia. A pequena Barro Preto, ex Gov. Lomanto Júnior, o atual prefeito Adriano Clementino do PMDB não aparece muito bem, tem uma rejeição de 72% da população, o que mais pesa contra o prefeito, é a falta de cumprimento das promessas no período de campanha.



Se as eleições fossem hoje quem se consagraria nas urnas em Barro Preto seria a segunda colocada na eleição de 2008, Jaqueline Motta que aparece com 46,5% da intenção de votos, o segundo colocado é o ex-prefeito José Bonfim dos Santos, que teria 17%, e o atual prefeito aparece apenas com 11,5%, sendo que 15% dos entrevistados não opinaram, e 10% votariam em branco ou nulo.



Em Itapé o atual prefeito Jackson Rezende também não vai muito bem tem 58% de rejeição seu governo, quem aparece em situação privilegiada é o ex- prefeito Pedro Jackson, o Pedrão que seria eleito com 59% das intenções de votos, o segundo colocado o delegado Humberto Matos teria apenas 18% dos votos válidos, em Itaju, o prefeito Edinaldo Martins aparece com 53% de rejeição.



Dos municípios pesquisados quem aparece em pior situação é Adriano Clementino que ganhou uma eleição com mais de 50% dos votos e em um ano e cinco meses depois amarga apenas 11,5% da intenção de votos, o instituto Logus é um instituto respeitado em Vitória da Conquista, que vem realizando pesquisas no interior do Estado para fornecer dados aos futuros candidatos ao Governo da Bahia.

Vassoura" marca estreia de Daniel Thame na literatura

O jornalista Daniel Thame lança no próximo dia 18 de maio, em Itabuna, o livro “Vassoura”, uma série de contos e crônicas que tem como tema a vassoura-de-bruxa, doença que destroçou a economia da Região Cacaueira da Bahia, a partir de sua disseminação no início da década de 90 do século passado. Trata-se de uma obra de ficção, em que a abordagem foca as tragédias pessoais provocadas pela doença, cujo poder de destruição se mostrou letal, e em poucos anos reduziu em quase 90% a produção de cacau e reduziu fortunas a pó.



“A despeito do impacto negativo que provocou na vida de milhares de pessoas, enquanto literatura o tema é fascinante e foi isso que o procurei fazer”, afirma o jornalista, nascido em Olímpia (SP) e radicado em Itabuna desde 1987. Gerente de jornalismo da TV Cabrália e repórter/editor do jornal A Região durante 13 anos, Daniel Thame testemunhou o ocaso de uma região baseada na monocultura do cacau.



“Hoje, testemunho e participo do renascimento dessa mesma região, a partir de uma mudança de mentalidade, que parte de premissa de que já não existe espaço para individualismo e é preciso valorizar o espírito empreendedor e as ações coletivas”, afirma o autor. Ele ressalta ainda que “o a princípio remete a um livro pessimista, é na verdade uma peça de otimismo, que começa no apocalipse final e termina no gênesis do (re)início dos tempos”.

Prefeito de Ilhéus participa em Brasília de reunião sobre o PAC 2

À convite da Presidência da República, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, embarca nesta terça-feira, dia 11, com destino à Brasília, onde, no dia seguinte, participa da I Reunião de Trabalho sobre as formas de acesso e os critérios de seleção para que os municípios brasileiros se beneficiem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), voltados desta vez para as áreas de saneamento, habitação, drenagem, contenção de encostas e pavimentação.





Nesta primeira reunião, da Bahia estarão presentes ao encontro apenas os representantes dosa municípios de Ilhéus, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari, estando o encontro definido para ser iniciado às 9h30min, no auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal (Setor Bancário Sul, Q. 04 lotes ¾), sob a coordenação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento – GEPAC.

Tumulto na Carandiru vai para na Câmara

Após o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (SINSEPI), Luiz Cláudio denunciar irregularidades no Centro Administrativo de Ilhéus, a Câmara de Vereadores receberá nesta terça-feira, 11, os representantes do Executivo Municipal Carlos Freitas, secretário de serviços urbanos, Edson Silva, procurador geral do município e Waldemar Bonfim, diretor de Serviços Urbanos para prestar os devidos esclarecimentos sobre os acontecimentos.



Na sessão do dia 27 de abril, Luiz Cláudio denunciou o diretor de Serviços Urbanos, Waldemar Bonfim, o “Dema”, que há certo tempo vem perseguindo os servidores municipais. “Os funcionários do alto escalão estão humilhando e tratando de forma desumana os servidores, isso é inadmissível”, disse Luiz Cláudio.



O vereador Alzimario Belmonte (Professor Gurita) foi o autor da convocação para que os representantes do executivo prestem os devidos esclarecimentos. “Não só a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, mas como todos os vereadores acreditam que há uma necessidade de se ouvir os acusados para que as devidas providências sejam tomadas a partir daí”, finalizou Professor Gurita. A sessão acontecerá no Plenário da Câmara a partir das 16h.

Integrantes de conselhos municipais participam de curso sobre o SUS

O município de Ilhéus estará sediando nesta segunda e terça-feiras, 10 e 11, a segunda fase do “Curso SUS de Todos Nós: conhecer para construir”, destinado aos membros titulares e suplentes dos Conselhos Municipais de Saúde que envolve ainda os municípios de Itacaré, Santa Luzia e Mascote. O curso ocorre das 8 às 18 horas, no Barravento Hotel, na avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, zona Norte da cidade.





Coordenado pela diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, e pelo Articulador Regional do MobilizaSUS, Jorge Luiz Santos, o curso é uma extensão do que já foi ministrado na primeira semana deste mês, em Salvador, reunindo todos os secretários municipais de Saúde da Bahia, para se debater o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma).

ux da Casa Militar roubada na Pituba é encontrada

A caminhonete Hilux da Casa Militar foi encontrada pela Polícia Civil na manhã de hoje, no bairro da Ribeira, com a placa clonada de outro automóvel e em perfeito estado. A caminhonete havia sido levada no dia 19 de abril, na Pituba, quando estava sendo utilizada pelo sargento Carlos Augusto.

Arataca será fiscalizada pela CGU

O município de Arataca foi sorteado para receber daqui a cerca de 60 dias uma equipe de fiscalização da Controladoria-Geral da União. Os auditores vão investigar o destino de recursos repassados nos últimos dois anos pelo governo federal nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e assistência social. Arataca será a unicidade cidade do sul do Estado a ser investigada. Na Bahia também serão fiscalizadas as prefeituras de Uibaí, Heliópolis e Iuiú. Serão investigadas Em todo o país foram sorteados 60 municípios.



Esta é a 32ª edição do sorteio da Controladoria-Geral da União.O trabalho dá continuidade à avaliação do programa quanto à sua capacidade de inibição de desvios de recursos. Sempre que uma cidade é sorteada para ser fiscalizada pela Controladoria-Geral da União, quem fica de cabelos em pé é o gestor não dormem direito até o resultado da investigação.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .