quinta-feira, 9 de agosto de 2012

James Kosta é o calo do vereador Tarcisio Paixão


Brigando pela reeleição, o vereador Tarcisio Paixão tem um grande problema em seu reduto eleitoral, o bairro do Salobrinho. Trata-se do seu ex-assessor chamando James Kosta, candidato pelo PMN, e que vem tendo uma grande aceitação na comunidade.



No último dia 5, James fez uma grande caminhada pelas ruas do bairro, e pelas fotos é possível perceber que está com grande força na localidade.





Comitê da Juventude realizará ato público em defesa do General Osório

O Comitê da Juventude da Coligação Por Amor a Ilhéus definiu, em reunião na noite de terça-feira, 7, uma série de atividades para as comemorações do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, nascido em 10 de agosto. A principal delas é o abraço simbólico em torno da Biblioteca Pública e Arquivo Público Municipal, instalados no histórico prédio General Osório pelo então prefeito Jabes Ribeiro e hoje em estado avançado de degradação.




O ato público será realizado no próximo sábado, 11, um dia após o aniversário de Jorge Amado, às 9 horas, com a participação de entidades sociais, artistas, educadores, esportistas e outros segmentos ligados à juventude. A mobilização representa a insatisfação com o descaso do governo atual, que não valoriza a riqueza histórica e cultural de Ilhéus.



O coordenador do Comitê da Juventude, Maurício Galvão, diz que após o abraço ao General Osório o grupo planeja realizar também manifestos na pista de skate e no local onde funcionou o Circo Folias da Gabriela, importante espaço cultural implantado por Jabes, ambos localizados na Avenida Lopes.




Helicóptero com seis pessoas cai próximo à casa de candidato a prefeito

Um helicóptero com seis pessoas caiu na tarde desta quarta-feira (8) do bairro do Alto do Mundaí, na cidade de Porto Seguro, no Sul da Bahia. Além do piloto e do presidente da associação de moradores da região, três crianças e uma jovem de 19 anos estavam na aeronave no momento do acidente.




Segundo informações do Corpo de Bombeiros do município baiano, a aeronave PR-DMG, modelo esquilo, caiu no momento do pouso próximo à residência do deputado federal e candidato a prefeito Jânio Natal (PRP).



O piloto informou aos bombeiros que perdeu o controle da aeronave por conta de uma forte rajada de vento. Além do piloto, cinco passageiros estavam no helicóptero no momento do acidente, que aconteceu por volta das 15h40.



De acordo com informações do site O Baianão, a aeronave caiu de uma altura de cerca de 15 metros e bateu em um coqueiro antes de chegar ao solo. Ninguém ficou ferido, ainda segundo o Corpo de Bombeiros.





Bahia é o quinto estado com mais donas de casa inscritas no INSS

A Bahia é o quinto estado com mais donas de casa de famílias de baixa renda inscritas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, portanto, com a aposentadoria garantida, mesmo sem receber salário. Há quase um ano, desde que o benefício foi criado, são 15,965 mil mulheres que iniciaram o pagamento da contribuição, segundo o instituto.




O benefício é válido para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrita no Cadastro Único do Governo Federal, ou seja, já ter solicitado alguma vez benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo, mesmo sem ter recebido. A aposentadoria começa a ser paga quando a dona de casa completa 60 anos, mas, para isso, é preciso ter pago 15 anos de contribuição, que custa 5% do salário mínimo por mês, o equivalente a R$ 31.



E a Cultura?

Independente de quem se saia vencedor nas eleições municipais ilheenses, cremos nós que ele terá, entre tantos, um grande desafio: Acompanhar as evoluções nacionais no que diz respeito à aplicação de políticas públicas para a Cultura.




Vale ressaltar que há uma grande diferença entre investir de fato nesse quesito e simplesmente se resumir a organizar eventos. Sabe-se lá qual o real motivo, mas acreditamos que esse seja o grande equívoco que impera na atual gestão da cultura em Ilhéus.



Um grande e notável exemplo vem da cidade do Rio de Janeiro, onde as chamadas Lonas Culturais evidenciam que a cultura é um segmento que pode trabalhar como um importante agente social.

Nesses locais, espalhados em vários bairros da cidade maravilhosa, uma infinidades de oficinas são realizadas constantemente, ofertando para crianças e adolescentes de origem pobre, luzes no fim do túnel, ante a realidade de violência da qual são oriundos.



Tais Lonas Culturais, fisicamente se assemelham à estrutura do saudoso
Circo Folias da Gabriela. Mas acrescentemos a isso uma diretoria que administra o local, propiciando um leque de atividades que vão desde a manutenção de escolas de circo, grupos de teatros, além de tais espaços servirem de palco fixos de apresentações artísticas das mais diversas.




Seria impossível trazer essa ideia para a nossa Ilhéus? Cremos que não, basta que os próximos gestores vislumbrem os infinitos ganhos sociais com tal iniciativa. Uma interferência que sem sombras de dúvidas nos propiciará a colheita de bos frutos em um futuro nem tão remoto. Pensemos nisso.






 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .