quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Vassoura" marca estreia de Daniel Thame na literatura

O jornalista Daniel Thame lança no próximo dia 18 de maio, em Itabuna, o livro “Vassoura”, uma série de contos e crônicas que tem como tema a vassoura-de-bruxa, doença que destroçou a economia da Região Cacaueira da Bahia, a partir de sua disseminação no início da década de 90 do século passado. Trata-se de uma obra de ficção, em que a abordagem foca as tragédias pessoais provocadas pela doença, cujo poder de destruição se mostrou letal, e em poucos anos reduziu em quase 90% a produção de cacau e reduziu fortunas a pó.



“A despeito do impacto negativo que provocou na vida de milhares de pessoas, enquanto literatura o tema é fascinante e foi isso que o procurei fazer”, afirma o jornalista, nascido em Olímpia (SP) e radicado em Itabuna desde 1987. Gerente de jornalismo da TV Cabrália e repórter/editor do jornal A Região durante 13 anos, Daniel Thame testemunhou o ocaso de uma região baseada na monocultura do cacau.



“Hoje, testemunho e participo do renascimento dessa mesma região, a partir de uma mudança de mentalidade, que parte de premissa de que já não existe espaço para individualismo e é preciso valorizar o espírito empreendedor e as ações coletivas”, afirma o autor. Ele ressalta ainda que “o a princípio remete a um livro pessimista, é na verdade uma peça de otimismo, que começa no apocalipse final e termina no gênesis do (re)início dos tempos”.

Caixa pode bloquear verba para obra da Avenida Ciquentenário

Segundo o blog Pimenta na Moqueca, o clima esquentou entre engenheiros da Caixa Econômica Federal e o assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Allan Farias. A Caixa ameaça bloquear os recursos federais para a obra, depois de conhecer o material que a prefeitura quer usar nas calçadas da reforma da Avenida do Cinquentenário, que está fora dos padrões técnicos.



Os engenheiros da Caixa não aprovaram o piso, que chegou ontem (10) na obra, e nem as bocas-de-lobo, por estar acima do nível da rua, tornando impossível escoar a água da chuva.



Hoje (11), haverá uma nova vistoria e os engenheiros irão decidir o destino da obra. Se o piso recebido for mantido e os problemas não forem resolvidos, a verba federal de R$ 4 milhões será bloqueada. O uso de material inferior ainda levanta fortes suspeitas de superfaturamento e desvio de recursos.

SESAB amplia vacinação contra meningite

O aumento no número de casos de Meningite do tipo C levou a Secretaria Estadual de Saúde a ampliar a vacinação contra a doença no estado. O governador Jaques Wagner autorizou a compra de mais 500 mil doses da vacina. As duas primeiras faixas etárias que já têm garantidas as vacinas e devem começar a ser imunizadas ainda neste mês são de pessoas com idade entre 10 e 14 anos, de 15 a 19, e de 20 a 24 anos.



As doses da vacina para pessoas de 20 a 24 anos estão sendo negociadas junto ao Ministério da Saúde. Em todo o estado já são 29 mortes provocadas pela meningite neste ano, sendo que 22 somente em Salvador. No ano passado

Lula diz que não dará reajuste aos servidores

O presidente Lula pediu a 15 ministros de seu governo que deixem claro que não haverá mais reajuste a servidores neste ano, em reunião na noite desta segunda-feira (10). "A reunião foi para dizer que ministro e dirigente de autarquia não é sindicalista e não tem que defender reivindicação de servidor. Não haverá reajuste em 2010", disse o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) depois da reunião.



Além da greve de servidores do Ibama e de algumas universidades federais, os funcionários do Judiciário também ameaçam parar. Paulo Bernardo afirmou haver um "surto" de votações de projetos que aumentam as despesas do governo pelo Congresso. Segundo o ministro, há uma série de "bondades" que poderão ser votadas neste ano eleitoral pelo Legislativo, como o reajuste para os funcionários do Judiciário e a criação do piso salarial para policiais militares e bombeiros. Sobre os grevistas, o ministro ainda fez ameaças. "Tem uma certa agitação, o pessoal achando que, como está perto das eleições, vão tirar mais um pouco. Vamos descontar os dias parados", afirmou.

Serventuários de Ilhéus e Itabuna decidem aderir a greve

Ontem (10) os serventuários do poder judiciário de Itabuna e de Ilhéus decidiram também entrar em greve. Eles seguiram o exemplo do comando de greve de Salvador e de outros colegas da Bahia e decidiram iniciar greve por tempo indeterminado.



Como em todo o estado os únicos serviços mantidos com a paralisação são casamentos já agendados, emissão de habeas corpus e de certificado de óbitos, liminar de plano de saúde e alvará de soltura. O sindicato da categoria diz que a mobilização é uma resposta às últimas medidas adotadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJB) como a retirada de todas as gratificações dos funcionários.

Tumpinambás invadem escola e explsam professores e diretores

Ontem (10) lideranças indígenas Tupinambá invadiram e ocuparam Escola Tupinambá de Olivença e expulsaram os diretores da escola depois de agredi-los com palavras de baixão calão. Os índios alegam que a direção da escola não atende a todos os seus direitos constitucionais. O fato foi imediatamente comunicado à Direc 6 e à Polícia Federal, no final da tarde. O gestor da Direc 6, professor Ednei Mendonça, disse que a ocupação é"uma arbitrariedade". Segundo Mendonça, todos os itens do acordo firmado pelo Estado da Bahia e o Ministério Público Federal (MPF) estão sendo cumpridos na sua integralidade.





A Escola Tupinambá de Olivença possui cerca de 1.200 alunos, todos da etnia e, segundo a justificativa dada pelos invasores, só será permitido o retorno dos servidores do estado após uma negociação que pretendem manter com o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto. Em entrevista ao site Jornal Bahia Online, a diretora expulsa da escola, Creuza Pinto, confirmou que todos os ítens estão sendo cumpridos. Há transporte, alimentação e os salário dos professores indígenas estão sendo pagos rigorosamente em dia. Os índios, segundo informou, estão irredutíveis: afirmam que só vão sair depois de uma conversa com o secretário. "Outra pessoas eles não aceitam negociar", afirma a diretora

Com medo de ser mota, traficante se entrega à polícia

O medo de ser assassinada levou Siliane Santos Santana, de 31 anos, a se entregar para a polícia em Salvador. Transportando 5 kg de pasta-base de cocaína, ao volante de um Fiat Palio, ela buscou socorro na Delegacia dos Barris (1ª CP), acreditando estar sendo seguida por traficantes rivais. Na verdade, era uma equipe de investigadores da própria 1ª CP que a acompanhava, a bordo de viatura despadronizada.



Os policiais a seguiram desde Barra, onde ela reside. Após efetuada a prisão, eles retornaram ao apartamento da mulher, onde encontraram mais 5,28 kg da mesma droga.Em depoimento, Siliane contou que ganharia R$ 500 de um traficante, identificado apenas como Fabrício, para realizar a entrega. “Siliane nos disse que a cocaína vem de Ribeirão Preto (SP). O restante da droga ela só entregaria após receber uma nova ordem de Fabrício, como contou no depoimento”, completou o delegado.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .