quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Joaquim Barbosa é eleito presidente do STF

O ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por 9 votos a 1. O magistrado assumirá mandato de dois anos, a partir de novembro, quando o atual presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos. A Corte também elegeu o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente.
Tradicionalmente, a presidência e a vice-presidência do STF são ocupadas pelos ministros mais antigos da Casa que ainda não ocuparam os cargos. Ambos foram eleitos por 9 votos a 1 porque os futuros dirigentes não votam em si mesmos.
Barbosa é ministro do STF desde 2003 e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante quase 20 anos, atuou como procurador do Ministério Público Federal (MPF). Ele será o quinquagésimo presidente da história do STF.
Sua eleição foi saudada pelo decano da Casa, ministro Celso de Mello. “Tenho certeza que, agindo com sabedoria, segurança e prudência, saberá superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da presidência.”

CÂMARA DE ITABUNA: POSSE DE SUPLENTES SERÁ ÀS 16 HORAS

Decisão judicial afasta todos os 13 vereadores de Itabuna. 
O juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, André Dantas, definiu para as 16h desta quarta, 10, a posse dos 13 suplentes dos vereadores afastados em Itabuna, informa o Cena Bahiana. O afastamento preventivo foi determinado pela Justiça em atenção a pedido apresentado pelo Ministério Público estadual na ação que investiga a Farra das Diárias na Câmara.
O promotor Inocêncio de Carvalho já havia pedido o afastamento de todos os vereadores há um mês, mas o pedido foi negado e o juiz Eros Cavalcanti determinou à época o bloqueio de bens dos envolvidos até o equivalente ao que cada vereador gastou em diárias. O afastamento de 90 dias é preventivo e visa impedir que vereadores e assessores “travem” as investigações

PP se destaca nas eleições 2012

O Partido Progressista vai administrar prefeituras que somam um total de 1,74 milhões de cidadãos baianos.
O PP foi o segundo colocado no Estado em número de votos e em prefeituras com maior número de habitantes, ficando à frente do PSD.
Foram 52 prefeitos e 458 vereadores eleitos. Entre essas prefeituras, estão 35 das maiores cidades da Bahia, entre elas Ilhéus, Barreiras, Jequié, Lauro de Freitas e Luis Eduardo Magalhães.
“Pela nossa densidade e capilaridade, nós garantimos uma vaga nas eleições majoritárias de 2014”, afirmou o presidente do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte.
Em Ilhéus além do prefeito Jabes Ribeiro, a sigla elegeu dois vereadores, Rafael Benevides e Jamil e reelegeu Gurita.

Jabes pede ao governador recapeamento imediato das principais ruas de Ilhéus

O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), teve a primeira audiência com o governador Jaques Wagner na tarde de quarta-feira, 10, em Salvador. O encontro institucional girou em torno de temas importantes para o município. O governador garantiu apoio total aos projetos de infraestrutura do plano de governo de Jabes e anunciou a liberação de recursos para o recapeamento imediato das principais ruas da cidade.
Jabes considera o recapeamento de fundamental importância para o turismo de Ilhéus. “Não podemos esperar para fazer isso em janeiro, quando assumirmos o governo; até lá, a cidade deve estar pronta para receber os milhares de visitantes que escolhem suas praias como destino de férias”, enfatiza o prefeito eleito. A construção da nova ponte do Pontal e a duplicação da rodovia BA-415 (Ilhéus-Itabuna) também foram discutidos na audiência, além de questões ligadas à saúde e educação no município

Máquina de fazer doido Escrito por Agravo

Durante o pleito eleitoral, observamos cada figura se lançando como candidato a vereador, na grande maioria plenamente confiantes na vitória.
Caminhando pelo comércio, encontramos um deles, que até momentos antes da apuração, tinham como certo uma votação expressiva. Não foi o que aconteceu.
Inconformado, o rapaz acabou responsabilizando a Justiça Eleitoral, afirmando que seus votos foram roubados, e foi até o Ministério Público prestar queixa.
Na verdade, a indignação dele foi por que gastou uma quantia razoável, cometendo crime eleitoral de boca de urna, achando que teria o voto dessas pessoas.
Os votos não apareceram, ele não ganhou, ficou endividado e apreendeu que não basta pagar para conquistar a confiança do eleitorado. Haja remédio tarja preta agora !!!

Após pressões, Wagner suspende horário de verão na Bahia

Após anunciar que a Bahia faria parte do horário de verão pelo segundo ano consecutivo, o governador Jaques Wagner (PT) mudou de posicionamento. Em uma entrevista à TV Itapoan na manhã desta quinta-feira (11), o governador anunciou a não adesão do horário de verão no estado da Bahia em 2012.
De acordo com Wagner, a decisão foi revertida após ele receber os resultados de uma pesquisa de opinião encomendada por ele, na qual a rejeição ao horário de verão no estado chegou a 76% dos entrevistados.
"Apesar de ser favorável ao horário de verão, resolvi revogar a minha decisão", anunciou Wagner. "Eu sou governador, não sou o dono da Bahia, e não posso ficar brigando com a população inteira. O estado não vai ter prejuízo, porque todo mundo sabe que a economia de energia é pequena na Bahia". Ainda conforme Wagner, a mudança no posicionamento foi tomado por volta das 23h de ontem, e anunciada para o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. "Eu não tenho nenhuma vergonha disso, pelo contrário. Como governador você ouve a opinião da população e ajusta sua decisão", concluiu Jaques Wagner.
O governador tinha confirmado a adesão da Bahia ao horário de verão no último domingo (7). “Essa discussão é do ano passado. Esse ano vamos continuar tendo o horário de Verão, como sempre tivemos. Talvez ano que vem a gente faça uma
A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio.
O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas em 2011, Wagner realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir. A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar.
Caso a decisão do governador Jaque Wagner fosse mantida, a Bahia seria o único estado do Nordeste que acompanharia a mudança, junto com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Sindicatos baianos enviaram documento contra a decisão
Na quarta-feira (10), representantes de seis centrais sindicais  entregaram ao governador Jaques Wagner um documento no qual defendiam o pedido de que a Bahia ficasse de fora do horário de Verão.
Os sindicalistas argumentaram que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda está escuro, para chegar ao trabalho, tornando a jornada cansativa.
Após receber o pedido, o governador afirmou que iria analisar a demanda e consultar o Ministério das Minas e Energia sobre as medidas que o estado deveria tomar caso decida pela não adesão ao horário de Verão, que começará no próximo dia 21 e vai até 17 de fevereiro de 2013
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .