sexta-feira, 12 de março de 2010

Técnico avalia iluminação pública em Ilhéus

Um amplo diagnóstico foi iniciado em Ilhéus para avaliar as condições gerais do sistema de iluminação pública da cidade. O estudo está sendo realizado pelo engenheiro Marco Antônio Santos, um dos responsáveis pelo Programa “Banho de Luz”, trabalho que, em pouco mais de dois anos, recuperou cerca de 100 mil pontos de iluminação em Salvador. Levantamento preliminar, realizado nas áreas centrais e em bairros periféricos do município, já identificou que estão comprometidos 30 por cento do parque de iluminação pública de Ilhéus.



Segundo Marco Antônio Santos, que explicou em detalhes ao prefeito Newton Lima o trabalho que está sendo feito na cidade, a proposta do “Banho de Luz” é oferecer à população uma iluminação de qualidade, “avanço fundamental para melhorar a vida das pessoas, uma vez que um sistema eficiente repercute em várias outras áreas governamentais, como o turismo, a segurança pública e uma significativa economia para o Erário”, comenta. Além de uma melhor manutenção de lâmpadas, relês e reatores, o Programa defende ainda uma série de intervenções, como a modernização dos postes e a instalação de fiação subterrânea em algumas áreas.



A partir deste diagnóstico, a Prefeitura Municipal vai elaborar, no prazo máximo de 60 dias, um plano emergencial para a troca de lâmpadas nos pontos mais críticos da cidade. Numa segunda etapa, o trabalho de melhoria do sistema de iluminação pública de Ilhéus será complementado pelo Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz), do Ministério de Minas e Energia. Durante reunião em Salvador, quando foram apresentados detalhes técnicos do projeto, o governo municipal antecipou toda a documentação necessária para aderir ao Programa, cujo principal objetivo é tornar mais eficientes os pontos de iluminação pública com a substituição das antigas lâmpadas à mercúrio pelas modernas lâmpadas à vapor de sódio. Com essa medida, o município poderá economizar cerca de 30% no consumo de energia.

Encontro do PV em Ilhéus

Escrito por Robson Melo


Sex, 12 de Março de 2010 08:30

Horário: 13 março 2010 de 14:00 a 17:00

Local: Câmara de Vereadores - Ilhéus-BA

Organizado por: Partido Verde Ilhéus



Descrição do evento:



O Encontro terá como pauta o Porto Sul e as candidaturas de Bassuma e Edson duarte a Governador e Senador respectivamente, bem como, o fortalecimento e apoio a Marina Silva. Presença do presidente estadual do PV Ivanilson Gomes e os deputados federeais Bassuma e Edson .

PT apresenta defesa contra acusação de propaganda eleitoral antecipada

Sex, 12 de Março de 2010 08:33

O Partido dos Trabalhadores (PT) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) defesa em que contesta representação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Democratas (DEM) que pede a cassação do direito de transmissão do programa partidário do PT no primeiro semestre de 2010 e aplicação de multa por propaganda eleitoral antecipada.



Os dois partidos sustentam que o PT exibiu em bloco nacional, no dia 10 de dezembro de 2009, no horário destinado à propaganda partidária, programa em que teria havido a promoção da candidatura à presidência da República da atual ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a mesma finalidade, o PT também teria feito propaganda fora de época da ministra, em forma de inserções nacionais no rádio e na televisão, durante o mês de dezembro.



Em sua defesa, o PT diz que não há na propaganda qualquer irregularidade ou desvirtuamento, mas “um excesso descabido na interpretação de palavras de propaganda partidária por parte dos representantes na busca de encontrar uma mensagem subliminar, que não existe”.



Sustenta que o nome da ministra Dilma Rousseff nem é mencionado ao longo da propaganda, nem há promoção de sua pessoa, seja quanto a sua trajetória, ou desempenho como ministra. A defesa diz ainda que a propaganda também não faz qualquer menção a eleição ou votos, mas apenas a afirmação de posturas político-ideológicas do partido.

Câmara aprova projeto que autoriza doação de terreno do Hospital Regional para o Estado da Bahia

A Câmara de Ilhéus aprovou por unanimidade, ontem, o Projeto de Lei 005/2010 que autoriza a doação de uma área de terra do Patrimônio Municipal ao Estado da Bahia. Esse projeto foi encaminhado ao Legislativo pelo Executivo Municipal e a área em questão é parte integrante da antiga Fazenda denominada Bela Visão, onde se encontra edificado o Hospital Geral Luiz Viana Filho (Regional).



O objetivo do projeto é fazer com o terreno doado seja regularizado, pois desde a desapropriação que foi autorizada pela leia nº 10, de 12 de maio de 1948, e efetivada através do processo de desapropriação nº 585 do ano de 1949, até a presente data não foi efetivada a escrituração, bem como o registro, isso se deve a inexistência de uma lei autorizando a efetiva doação da área. Essa irregularidade foi abolida com a aprovação do projeto por todos os vereadores da Câmara de Ilhéus.

Veloso defende fortalecimento do aeroporto de Ilhéus

O deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar o descaso da Infraero com o aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Segundo o parlamentar, o aeródromo vem sofrendo uma longa crise que ocasionou diversas restrições ao uso do terminal para pousos e decolagens, prejudicando a economia e o turismo da região cacaueira. Veloso anunciou que, desde a última semana, a TAM passou a operar vôo regular entre Congonhas e o aeroporto de Comandatuba, que fica apenas a 40 quilômetros de Ilhéus. “Isto representa um grande risco para o esvaziamento do aeroporto ilheense, com possibilidade de uma conseqüente desativação”, criticou Veloso.



A pista de Comandatuba, que fica no município de Una, pertence a um aeroporto privado da rede de hotéis Transamérica e até bem pouco tempo recebia apenas vôos fretados e táxi aéreo. Com o início das operações regulares da TAM em Comandatuba há um temor na região de que se inicie um movimento de debandada de outras companhias para o aeroporto privado. “É inadmissível aceitarmos o descaso e abandono da Infraero com o terminal Jorge Amado, um aeroporto publico, em operação há mais de 60 anos e sem nunca ter registrado nenhum acidente grave. A população regional exige que o governo ponha um fim na crise que inventaram para o nosso aeroporto e invista em recursos tecnológicos para torná-lo apto as exigências internacionais de segurança aeroviária”, defendeu.

Veja mais...

Presidente Lula em Ilhéus

O presidente Lula fará a segunda visita à Bahia no próximo dia 23 em Itabuna, no sul do estado, e poderá auxiliar no aumento do rebanho do rancho petista. Ele inaugurará o trecho do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) da região, o que aumenta a chance de o governador Jaques Wagner catequizar mais um democrata. O prefeito Capitão Azevedo já bateu o martelo de que não apoiará o correligionário Paulo Souto na disputa pelo Palácio de Ondina. Como a obra não tem nada a ver com o Ministério da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima pode ser sugado duto adentro. Ainda na mesma viagem, o chefe do Executivo nacional participará de outro evento em Ilhéus, referente ao Complexo Intermodal do Porto Sul, em que dará o ponto de partida para as obras da Ferrovia Oeste-Leste. Mas Newton Lima (PSB) é "assim assado".





--------------------------------------------------------------------------------

Muita emoção e tristeza, esses foram os sentimentos que imperaram durante o sepultamento de Ana Martha, Coordenadora da Saúde do município de Belmonte, que veio a óbito nesta terça – feira (09/03) em um acidente de carro ocorrido na BR – 101, próximo ao entroncamento de Arataca.

Muita emoção e tristeza, esses foram os sentimentos que imperaram durante o sepultamento de Ana Martha, Coordenadora da Saúde do município de Belmonte, que veio a óbito nesta terça – feira (09/03) em um acidente de carro ocorrido na BR – 101, próximo ao entroncamento de Arataca.




Durante todos esses dias a população esteve triste com o acontecimento. Ana Martha era querida por muitas pessoas e era reconhecida regionalmente na área da saúde. A funcionária ainda era professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).



O seu sepultamento que ocorreu em Ilhéus, às 15.00h, como último tributo, compareceram várias personalidades como o Prefeito Iedo Elias, a Vice-Prefeita Dinah Nascimento, a Deputada Ângela de Souza, a Juíza Dra. Tarcísia Oliveira, secretários municipais, vereadores, empresários, colegas da Uesc e do Hospital e uma grande caravana de amigos.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .