quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Inquéritos vão apurar falta de água e arrendamento de terra indígena PDF Imprimir E-mail

A partir de visitas realizadas nas aldeias indígenas nos municípios da região sul do estado, o Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus vai instaurar dois procedimentos administrativos a fim de investigar e adotar providências cabíveis em relação à falta de água e saneamento básico na aldeia de Itapuã, localizada nos município de Ilhéus em Olivença, e ao arrendamento das terras indígenas Caramuru Paraguassu, situadas nos municípios baianos de Itaju do Colônia, CaAs visitas foram realizadas pelo procurador da República Eduardo El Hage, a antropóloga do MPF na Bahia, Sheila Brasileiro, e o coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), Francisco Paes. Ao todo, foram visitadas sete aldeias indígenas. Na última quarta, 14, foram inspecionadas as Aldeias Guarany Taba Atã, Gravatá, Itapuã e a Serra do Padeiro. No dia 15, foi a vez da Aldeia do Bahetá, e da Terra indígena Caramuru e, na sexta-feira, 16, a Aldeia do Santana, todas localizadas no sul do estado.




Durante a diligência, os representantes do MPF e da Funai ouviram queixas dos indígenas com relação aos mais variados assuntos. Na Aldeia Itapuã, foi constatado que as casas são todas de pau-a-pique e há absoluta falta de saneamento básico. “Quase nenhuma das famílias ali residentes possui banheiros em suas residências e são obrigadas a fazer suas necessidades fisiológicas no mato, o que ocasiona a proliferação de verminoses”, afirma o procurador El Hage. Além disso, não há, também, qualquer sistema de água encanada e a escola indígena do local funciona numa casa de pau-a-pique também em condições bastante precáriasmacã e Pau-Brasil.

CDL de Ilhéus na 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

A presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Nadja Argollo, esteve representando a entidade na Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada na última semana, na capital cearense, Fortaleza. O evento, que está na sua qüinquagésima segunda edição, tem como objetivo unir representantes das CDLs, FCDLs e empresários do comércio varejista de todo o país, para debater temas que auxiliem no desenvolvimento do setor. “Os empresários devem se programar para participar desses eventos, que trazem tantas novidades e nos estimulam a seguir vencedores com nossos comércios, principalmente, nos dias atuais em que a concorrência é cada vez...

Paixão de Ilhéus” tem o apoio de Marcos Mendes

Israel Paixão Ferreiras dos Reis, “o Paixão de Ilhéus,” já colocou seu nome a disposição a pré-candidato a prefeito de Ilhéus, pelo partido do PSOL. No momento o Paixão vem se articulando junto com o presidente,estadual do PSOL, Marcos Mendes, apoio para sua futura pré-candidatura, a prefeito nesta cidade, em seguida o presidente, já confirmou o seu apoio. O presidente municipal, Carlinhos, junto com Paixão, vem detendo várias conversas sobre seu nome o presidente, diz quem vai decidir a pré- candidatura e a convenção, que não tem nada contra o nome de Paixão. O partido do PSOL realizará, neste domingo, sua primeira reunião juntos com os pré-candidatos a prefeitos e vereadores.

Newton Lima pode se filiar no PT

Comentário de Gil Gomes, hoje em seu programa Alerta Geral;




Na Reunião de ontem quando prefeito Newton Lima, anunciou licença por mais dez dias, o clima era tenso e cheio de insegurança. Na reunião o diretor da secretaria de governo Gerson Marques, foi solidário ao prefeito e falando em nome do PT colocou o partido a disposição de Newton Lima, inclusive fazendo convite para filiação…



- Entendo que essa união Newton Lima X PT é duradoura… O PT mostra fidelidade a Newton, sendo grato pelo ao apoio, é um sentimento de gratidão pela ocupação dos principais cargos do governo…



- Entendo que o candidato do PT contará com apoio irrestrito do prefeito Newton Lima. Em seu retorno Lima, promete mudanças em seu governo, podendo, portanto, Gerson Marques assumir a secretaria de governo, uma vez que o prefeito não está satisfeito com Magno, Alcides e Mario. O PSB exige que Newton Lima faça pelo menos duas mudanças para permanecer no governo; Carlos Freitas e Bahia

Crime Ambiental em Ilhéus

Por volta das 15:30 horas, do dia 20/10/2011, uma operação realizada pela Delegacia de Proteção Ambiental – DPA, 11ª Promotoria de Justiça – Meio Ambiente e o IBAMA, todos com sede em Ilhéus, Bahia, apreenderam 3 (três) caçambas e 1 (uma) retroescavadeira, todas pertencentes à Prefeitura Municipal de Itabuna, retirando areia da praia na Avenida Soares Lopes, nos fundos da Concha Acústica e ao Porto, em Ilhéus/BA.




Segundo informações dos funcionários que estavam no local e depois confirmadas pelo Secretário de Obras do Município de Ilhéus, Sr. Carlos Freitas, as Caçambas estavam vindo do Município de Itabuna trazendo cascalho e depositando ao lado da Concha Acústica de Ilhéus e logo em seguida estavam carregando areia da praia e retornando para Itabuna, ou seja, uma troca, onde Itabuna doava cascalho e levava em troca areia da praia.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .