sexta-feira, 27 de março de 2015

CONDUTOR É MULTADO ‘POR TEMPO INDETERMINADO’ EM ILHÉUS

Por e-mail, o leitor Marcos Silva relatou um fato que acontece com ele. Na mensagem, Marcos explica que, mesmo após efetuar o pagamento de uma multa de trânsito, no dia 9 de fevereiro deste ano, a infração continua cadastrada e pendente no sistema do Detran.
O condutor conta ainda que procurou os setores responsáveis pelo assunto na Prefeitura Municipal de Ilhéus, e explicou a situação, tendo como garantia que o pagamento da multa seria confirmado em até quatro dias, o que não ocorreu até a presente data. Marcos promete levar o caso à justiça, se não obter uma solução.

Acusações e agressões podem levar briga pela diretoria da APLB-Belmonte para a justiça.

Ionete e Rodrigo Martins, atual direção da APLB Belmonte.
Ionete e Rodrigo Martins, atual direção da APLB Belmonte.
Essa semana o tempo fechou no Núcleo da APLB Belmonte e a entidade, que era uma ilha de união rodeada por um mar de discórdias políticas que é a cidade de Belmonte, viu surgir um cisma que parece querer rachar as opiniões dos associados em dois lados formados pelos que apoiam a atual direção na qual fazem parte Ionete e Rodrigo Martins e a oposição que quer concorrer às eleições na entidade e acusam os atuais dirigentes de agirem de forma ditatorial não respeitando os direitos de todos os associados.
Em meio aos ânimos acirrados, o primeiro embate aconteceu na tarde desta segunda-feira (23/03), quando, segundo os opositores da atual direção, o Professor Alexandre tentou protocolar um requerimento solicitando a convocação de uma Assembleia Extraordinária para discutir o processo de composição da chapa de oposição. Os opositores acusam que os membros da atual direção agrediram o professor e negaram-se a receber, protocolar e encaminhar o documento que continha mais de 5% das assinaturas dos filiados quando, segundo eles, o mínimo exigido pelo estatuto é 5%. Os opositores acusam a atual direção de traidores e que os mesmos não estão representando mais os anseios dos associados.
alexandre
Alexandre Magnavitta, professor que diz ter sido agredido quando foi protocolar documento convocando reunião para discutir uma chapa de oposição.
Insatisfeitos com a situação, representantes dos opositores a atual gestão da APLB belmontense foram a Eunápolis conversar com a direção da Delegacia Sindical da APLB e, aproveitando o ensejo, os mesmos expuseram o acontecido no programa do locutor J. Bastos, teceram diversas críticas a Ionete e Rodrigo Martins, informaram que já tinham registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Belmonte e que iriam entrar com um mandado de segurança para ter os seus direitos preservados.
O Professor Alexandre também se manifestou em sua página no Facebook acusando a atual gestão de não averiguar as irregularidades da educação belmontense, acusa também a atual direção de não ser clara nas prestações de contas da entidade, de favorecimento próprio às custas da APLB Belmonte, além de favorecer um parente no quesito de aluguel de imóvel e de alugar a sede da entidade para terceiros em tempos de festas na cidade, entre outras supostas irregularidades.

Nossa equipe na tarde dessa terça-feira (24/03) conseguiu entrar em contato com Rodrigo Martins, um dos atuais dirigentes da APLB Belmonte. O mesmo refutou as acusações de seus opositores e informou que eles estão buscando realizar o processo de forma errada. Rodrigo informou que essa chapa tem que ser registrada em Eunápolis e que essa chapa de oposição tem que ter representantes concorrendo em Eunápolis e em todos os municípios de atuação da Delegacia Sindical daquela cidade. Segundo ele, não existe uma chapa isolada só para Belmonte porque a cidade é apenas um núcleo, não uma delegacia independente e nem tem um estatuto próprio, depende das regras gerais do sindicato. Rodrigo acusou também o professor Alexandre de tentar agir com violência, não estar aberto ao diálogo e de tentar tumultuar o andamento do processo eleitoral. Rodrigo ainda informou à nossa equipe que respeita a oposição e que não tem nenhum problema em existir nomes para a concorrência. Ele informou que não apoia é a violência, a difamação e a tentativa de desqualificar os seus trabalhos frente à APLB Belmonte com acusações infundadas e que procurará a reparação na justiça pelos danos morais sofridos.

Compartilhe isso:

ILHÉUS: VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDEU 81KG DE CARNE IMPRÓPRIA PARA COMERCIALIZAÇÃO EM SUPERMERCADO

O Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realizou na última quarta-feira, 24, apreensão de grande quantidade de carnes que se encontravam em condições totalmente inadequadas de armazenamento e conservação.
O registro ocorreu durante visita de inspeção ao supermercado Itão, localizado na Avenida Petrobras, quando foram apreendidas mais de 37 quilos de cortes bovinos e também mais de 44 quilos de frango.
Todo o material não tinha a mínima condição de comercialização, afirma a chefe do setor, Cathianne Pinto. O proprietário foi notificado sobre a grave irregularidade detectada. (Com informações da Secretaria de Comunicação de Ilhéus)

DIA DO CACAU: O FORTALECIMENTO DA CEPLAC É O PRESENTE QUE PRECISAMOS

Por Bebeto Galvão
Neste 26 de Março comemoramos o Dia do Cacau, uma data que ainda não é tão conhecida, mas é de um valor importantíssimo para o Brasil, para a Bahia e principalmente para a nossa Região Sul da Bahia. Eis aqui um momento para realizar uma profunda reflexão sobre a grandiosa importância da lavoura cacaueira, que já foi responsável por alimentar boa fatia de toda economia do estado, gerando nas épocas áureas 120 mil empregos diretos, representando inclusive a 70% de toda exportação do estado, com uma receita da ordem de U$ 1 bilhão. Nos dias atuais, estima-se que o numero de empregos despencou dos 120 mil para 30 mil. Uma região, cuja produção de cacau chegava a atingir a marca de 400 mil toneladas por ano deste fruto, que é considerado o grande signo de desenvolvimento da região, mas também hoje é signo de crise, de abandono, de saudade. Contudo, ele pode ser o signo da restauração, da reconstrução.
É possível e necessária a recuperação da economia da nossa região, que já protagonizou as discussões de economia do estado e do país, mas sofre com a visível ausência do Estado brasileiro. Em nossas discussões, costumamos ressaltar que a “falta de políticas públicas para o cacau consegue ser mais nociva do que a própria vassoura de bruxa”. E o argumento é simples, pois a fórmula para combater esta praga já foi descoberta há tempos, graças a um esforço concentrado dos produtores e dos técnicos da CEPLAC, que é através da clonagem da planta. Portanto, o caminho para vencer a crise nós já sabemos. Agora se faz necessária a implementação de políticas públicas para usarmos na prática essa descoberta, garantindo, por exemplo, que pequenos e médios produtores tenham acesso a créditos que possibilitem a aquisição dessa tecnologia, que já não é mais novidade há tempos.

MORRE AOS 86 ANOS ESCRITOR ITABUNENSE, HÉLIO PÓLVORA

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26) o escritor, jornalista e crítico literário Hélio Pólvora. A informação foi confirmada pelo presidente da Academia de Letras da Bahia, Aramis Ribeiro Costa.
Expoente da literatura nacional, o autor, natural de Itabuna, região sul da Bahia, lutava contra um câncer de pulmão há mais de um ano. Segundo Aramis Costa, ele morreu em casa.
Hélio Pólvora era casado com Maria Pólvora Silva de Almeida. Ele deixa três filhos, Hélio e Raquel, frutos da união com Maria Pólvora, e uma filha (Fernanda), de união anterior.
Entre os livros publicados estão os romances Inúteis Luas Obscenas (Casarão do Verbo, 2010) e Don Solidon (Casarão do Verbo, 2011), além dos livros Memorial de Outono (2005), Contos da Noite Fechada (2003) e “…de amor ainda se morre…” (2008).
Biografia
Hélio Pólvora de Almeida nasceu em 1928, em Itabuna, na Bahia. Em 1953, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou por 30 anos.
Nesse período, o escritor iniciou a carreira literária e atividade jornalística, que prosseguiram, depois de 1984, na Bahia (nas cidades de Itabuna, Ilhéus e Salvador).

SENADORA DEFENDE PERCENTUAL DE 35% DE CACAU NA COMPOSIÇÃO DO CHOCO

 “Na Bahia, por exemplo, em 2009, tínhamos apenas uma marca de origem. Agora, já chegamos a 20 marcas em 2014"
“Na Bahia, por exemplo, em 2009, tínhamos apenas uma marca de origem. Agora, já chegamos a 20 marcas em 2014″
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), ao destacar o Dia do Cacau, comemorado nesta quinta-feira (26),  defendeu no Plenário do Senado, em Brasília, que seja aprovado Projeto de Lei, de sua autoria, que prevê a obrigatoriedade do acréscimo de um mínimo de 35% de cacau em todo chocolate produzido e comercializado em território brasileiro.
Além disso, o projeto visa assegurar um direito básico do consumidor: saber exatamente o que está comprando, conscientizado de que está consumindo um alimento funcional.
A iniciativa da parlamentar baiana responde a uma demanda histórica da Câmara Setorial do Cacau. De acordo com especialistas, o Brasil estaria na contramão da regulamentação da produção de chocolate, pois, no passado, o brasileiro consumia um chocolate com maiores teores de cacau, mas a legislação foi alterada.
Lídice destacou ainda o potencial do Brasil como um dos líderes do mercado de cacau e chocolate e ressalta a participação do país em feiras temáticas no exterior.
“Na Bahia, por exemplo, em 2009, tínhamos apenas uma marca de origem. Agora, já chegamos a 20 marcas em 2014, o que demonstra o espírito empreendedor do povo baiano e a boa aceitação de um produto de qualidade superior. Podemos produzir um chocolate original, fino, gourmet e premium com alto teor de cacau e elevado valor agregado
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .