quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Secretário de saúde não aparece na câmara

Os vereadores convidaram o secretário de saúde, Alexandre Simões, para explicar qual o projeto que será executado para tirar a saúde do caos. Mas para surpresa do público que compareceu em massa, o secretário mandou avisar que estava em Brasília para uma reunião no ministério da saúde.




Mesmo assim vários servidores e enfermeiros usaram o plenário da câmara para lembrar que os salários estão atrasos, além dos postos de saúde desabastecido de remédios.

Saúde zero, enfermidade dez!

Há poucos dias, conclamei a sociedade ilheense a incluir, em seu cotidiano, doses de civilidade. Contudo, o que me foi possível observar hoje foram profundas e notórias doses de desrespeito e incivilidade. Estamos em um município que vem, há tempos, vitimando a sociedade em função dos indescritíveis descalabros existentes na saúde local. Nesse dia emblemático em que o novo secretário de saúde do governo municipal, Alexandre Simões, rejeitou o convite dos vereadores para explicar na câmara quais os seus projetos para curar as enfermidades que carbonizam a saúde publica em Ilhéus, resolvi relatar alguns fatos que exemplificam o caos que Ilhéus vivencia na atualidade e esclarecem os motivos pelos quais o descontentamento da sociedade com a saúde publica é tão sólido quanto compreensível.



O primeiro fato me foi narrado pelo senhor Lucas, que me exibiu diversas fotos para demonstrar o que esse cidadão vivenciou no posto avançado de saúde que existe na zona sul de Ilhéus. O posto, apesar do nome, não demonstra avanço algum. Ao contrário, certamente é um dos mais sucateados postos de saúde do estado, abandonado pelas autoridades que, no auge de sua inoperância, não conseguem gerar condições mínimas de trabalho para os funcionários de saúde, que em determinados momentos não possuem sequer algodão para atender aos pacientes. Lucas, indignado, sofria com pressão alta e outros sintomas, e precisou de vinte dias para ser atendido. O segundo fato que vou relatar envolveu a polícia. Reproduzido na câmara através do discurso do vereador Rafael Benevides, que no mesmo pronunciamento denunciou o suposto desvio de remédios dos hospitais e postos de saúde, alegando que diversas cargas de medicamento têm sido surrupiadas, e teve um embate com o vereador petista Paulo Carqueja, afirmando que o mesmo não goza de sua confiança ainda que o petista tenha afirmado que o ajudaria em eventuais investigações, o fato em questão envolve uma cidadã que, desesperada em busca de atendimento médico para a filha, foi parar na delegacia após uma médica, que o vereador Rafael Benevides tem classificado como desequilibrada, chamar a policia. É possível verificar, no fato em questão, a ilogicidade da ação da médica e total ausência de infra estrutura nos hospitais e postos de saúde de Ilhéus.

TCU pede paralisação de 26 obras, a maioria do PAC, por problemas como sobrepreço e superfaturamento

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu a paralisação de 26 obras do governo federal, a maior parte relacionada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente do tribunal, Benjamin Zimler, foi hoje (8) ao Senado Federal entregar o relatório Fiscalizações de Obras Públicas (Fiscobras) do TCU , acompanhado do ministro relator, Raimundo Carreiro.




Segundo o relatório, das 26 obras onde o TCU encontrou irregularidades "gravíssimas", 11 são reincidentes do ano passado, quando um acordo evitou a paralisação delas. As demais são empreendimentos deste ano. “Os maiores problemas que nós encontramos são superfaturamento e sobrepreço”, disse Carreiro. Para ele, são comuns falhas nos projetos e nos editais de licitação, que acabam por provocar irregularidades durante a execução da obra.



O TCU fiscalizou 230 obras e encontrou erros graves em 190. Erros que, segundo o relatório, podem ser corrigidos sem a necessidade de paralisar as obras. Segundo o relator, as obras somam R$ 32 bilhões em investimentos, sendo 51% de responsabilidade de um único ministério, o Ministério dos Transportes.



Na Bahia, entre as obras identificadas estão a adequação de Trecho Rodoviário – Divisa SE/BA – Entroncamento BR-324/BA - na BR-101, no Estado da Bahia, construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, no trecho Caetité-Barreiras, e construção de Ferrovia – Fornecimento de Trilhos

http://agravo.com.br/blog/index.php?option=com_content&view=article&id=1222:cartorios--publicado-projeto-de-lei-que-dispoe-fixacao-de-valores-e-a-cobranca-de-taxas&catid=34:diversas

Foi publicado na edição de ontem, do Diário Oficial do Estado, um projeto de lei que dispõe sobre a fixação dos valores e a cobrança das taxas e emolumentos relativos aos serviços notariais e de registro nos cartórios extrajudiciais, além da atualização dos valores das custas dos processos judiciais. A medida prevê o reajuste dos valores dos emolumentos cobrados em serviços como reconhecimento de firma, autenticação, procuração, escritura com valor declarado, emissão de certidão (em geral e de pessoa jurídica), habilitação de casamento, dentre outros. Deverá ser cobrada também uma taxa para fiscalização dos cartórios que foram transferidos a particulares, instrumento que o TJ-BA terá para recompor a perda de arrecadação decorrente da privatização.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .