terça-feira, 1 de outubro de 2013

GREVE CONTINUA E SERVIDORES DÃO PRAZO AO PREFEITO

A greve geral de todos os servidores públicos municipais de Ilhéus continua e os trabalhadores decidiram , em assembleia, que vão dar  o prazo de até sexta-feira (4)  para que o prefeito Jabes Ribeiro cumpra o que determina a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, que segundo eles, garante a revisão anual dos salários.
Caso não sejam atendidos, os trabalhadores prometem entrar com uma ação na justiça, juntamente com o Ministério Público Federal do Trabalho, para que a lei seja cumprida, garantindo a revisão anual, a partir da data base de cada categoria, e ainda o piso nacional dos professores de 7,97%, também com data retroativa a 1º de janeiro.

Governo declara que território da Veracel pertence apenas a três municipios.

fotomunicipios
O problema das demarcações das divisas dos municípios vem levantando diversas polêmicas durante muito tempo. Com as novas definições muitos municípios perderam territórios e uns até amargaram diversos prejuízos como foi o caso de Belmonte que perdeu o território do povoado da Maurília para a cidade de Eunápolis. Hoje, no local onde existia o povoado, funciona a fábrica da Veracel e as perguntas que não querem calar persistem: Como um território que durante vários anos pertenceu a Belmonte passou para Eunápolis? Porque Eunápolis não reivindicou o território na época do povoado?  A verdade é que ninguém tem uma explicação aceitável e os nossos políticos só fizeram até hoje só brigar entre si para culparem um ao outro quando poderiam se unir para buscar o que foi tomado de Belmonte.
Felizmente a atual administração, sob o comando da prefeita Alice Elias, questionou os limites do município e conseguiu o reconhecimento do governo do estado.  Nesta semana foi entregue à nossa equipe o comunicado da Diretoria de Informações Geoambientais reconhecendo os novos limites. O Sr. Antonio Cunha, Diretor do setor, Informou por meio de um ofício enviado à Prefeitura Municipal de Belmonte que apoiado na Lei Estadual Nº 12.630 de 07 de janeiro de 2013 reconhece que a área industrial da Veracel Celulose  se situa entre os municípios de Belmonte, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, inibindo assim as pretensões de qualquer outro município de entrar na divisão como vinha acontecendo. “Tal decisão não vai trazer a totalidade do território como foi no passado. Mas irá garantir a Belmonte que os seus direitos sejam preservados e que a cidade não perca ainda mais recursos do que já perdeu com a nova divisão.” – Comentou a Prefeita Alice Elias à nossa reportagem.

AMAZÔNIA PODE PERDER 70% DE SUA ÁREA SE HOUVER AUMENTO DA ESTAÇÃO SECA

A Floresta Amazônica poderá sofrer uma redução de 70% da extensão da sua área ao fim do século, se houver um aumento da estação seca.
A projeção consta do relatório completo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que foi divulgado ontem na sequência do sumário para formuladores de políticas, anunciado na sexta passada.
Há muitas incertezas ainda sobre como a mudança climática vai afetar a seca na região, mas simulações que consideram um cenário de aumento do período sem chuva observam essa redução dramática na vegetação.
O painel de cientistas alerta que o cenário poderá ficar ainda pior diante de um quadro de aumento do desmatamento, que tende a prolongar a estação seca.
O relatório afirma que é muito provável (mais de 90% de chance) que a temperatura suba em toda a América do Sul, com o maior aquecimento projetado para o sul da Amazônia. (Com informações do Estadão)

ESTADO VAI ECONOMIZAR R$ 6,8 MILHÕES COM A DIMINUIÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS



Apenas com o consumo de combustível e manutenção de veículos, o Governo da Bahia deixará de gastar anualmente mais de R$ 6,8 milhões.
A economia foi calculada com base no consumo dos mais de 1,2 mil veículos oficiais com mais dez anos de uso que deixarão de circular em atendimento a um decreto governamental.
Até o momento, cerca de 800 veículos da frota estadual já foram recolhidos pela Secretaria da Administração (Saeb). A frota oficial do Estado é de 6.030 veículos próprios, em uso.
Os carros entregues ao Almoxarifado Central do Estado serão leiloados ainda este ano. O primeiro certame está previsto para ocorrer no dia 25 de outubro e o segundo em 29 de novembro. (iG)

ÍNDIOS SEQUESTRARAM ÔNIBUS DA SÃO MIGUEL

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor volta das 13h50 de ontem (30), um ônibus da empresa São Miguel, que opera no transporte coletivo de Ilhéus, foi sequestrado por índios na região do Acuípe.
Os indígenas obrigaram o motorista a levar o veículo para um matagal. A polícia Federal e a Força Nacional foram acionadas para mediar a situação.
Os índios reivindicavam melhorias na região, e afirmavam que só iriam liberar o ônibus após a presença de representantes da prefeitura. Após 7h de negociações, o veículo foi liberado.

CANAL DO MALHADO ENTREGUE AOS URUBUS

canal_malhado
Canal serve como ponto de drogas e banheiro (Foto: Moreira Dias\O Tabuleiro)
Comerciantes e moradores do Malhado, em Ilhéus, reclamam do canal de esgoto existente no local. Além do mau cheiro, “o canal foi entregue aos urubus”, afirmam.
O canal fica localizado em uma área bastante movimentada e a céu aberto, em uma área próxima à Central de Abastecimento, onde são comercializados, entre outras coisas, alimentos.
Segundo relatos, o canal já começa a servir como ponto de consumo de drogas para moradores de rua e “banheiro público”.
A situação prejudica os comerciantes e residentes próximos ao canal, que cobram uma solução da Prefeitura Municipal.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .