segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ibama autoriza dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus

O Ibama emitiu licença de instalação para a Companhia das Docas do Estado da Bahia referente às atividades de dragagem de manutenção no canal de acesso e berços de atração do Porto de Ilhéus.
No total, serão retirados 160.000 m³ de sedimentos que serão reaproveitados na futura ampliação do porto, na área que será construído um aterro hidráulico.
Essa licença de instalação é valida por dois anos e deverá obedecer as condicionantes discriminadas no documento. ( Ascom)

Homicidas são presos em Olivença

A Polícia Civil de Ilhéus prendeu em Olivença, quatro elementos envolvidos em vários homicídios na cidade de Pau Brasil.
Na semana passada, cinco criminosos executaram Francisco Eugênio dos Santos Neto (Bracinho), 46 anos, depois de invadirem sua residência. O filho da vítima, Silvestre Eugênio Vasconcelos do Santos, foi ferido no ombro.

Ilhéus : Funcionário da Coca Cola morre em acidente da Av. Soares Lopes

Um homem identificado como Vagner Oliveira Bomfim, 21 anos, funcionário da Coca-Cola, morreu no início da tarde hoje vitima de um acidente de moto na Avenida Soares Lopes, área central de Ilhéus. Testemunhas informaram à polícia que o condutor tinha acabado de sair de uma partida de futebol nas imediações do local do acidente, quando ao tentar consertar o capacete se desequilibrou vindo a cair batendo a cabeça no meio fio.
Vagner Oliveira Bomfim sofreu lesões gravíssimas e veio a óbito ainda no local. A moto foi encaminhada para a Delegacia de Policia e o corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.  Texto:  Fábio Roberto – DRT 6355 – Blog O Defensor

Partiu para a China

O governador Jaques Wagner embarcou para a China na madrugada desta segunda-feira, 14, com o objetivo de atrair investimentos nos setores automotivos de petróleo e gás para a Bahia.
Wagner segue para as cidades de Beijing, Xian e Aoji com a companhia dos secretários James Correia, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, José Sérgio Gabrielli, da Secretaria do Planejamento, e Reub Celestino, coordenador do Grupo Executivo da Indústria Automotiva da SICM.
Dentre os compromissos agendados para o governador, estão uma reunião com a diretoria da China CNR Corporation Limited para falar sobre o metrô de Salvador e da implantação de fábrica de produção de trens e equipamentos ferroviários e um encontro com os executivos de uma montadora automotiva para discutir a possibilidade de atração da empresa para a produção de veículos de passeio na Bahia. (Raio Laser)

Puxada do Mastro: fé, tradição e cultura Cabocla de Olivença

Como acontece todos os anos e já faz parte da tradição, foi realizado no último domingo, dia 13 de janeiro, a festa religiosa da Puxada do Mastro de São Sebastião, um evento que mistura, com harmonia, o sacro e o profano, numa tradição dos que ainda se chamam de Caboclos de Olivença. A festividade teve sua origem no início do século XVIII, reunindo, na época, elementos da espiritualidade medieval religiosidade cabocla, caracterizada pelo sincretismo que a religiosidade católica proporciona, tendo sido objeto de estudos históricos e folclóricas nas ultimas décadas.
A festa secular, contudo, ainda guarda segredos simbólicos que remontam o período medieval. Para o antropólogo Edward Luz. doutorando da Universidade de Brasília. a puxada do mastro é uma festa cabocla que revela nitidamente os elementos da confluência de culturas e comovidos espécies de penitência em que se clama aos santos a proteção contra todos os males que afligem a humanidade.
De acordo com o antropólogo, o principal símbolo da festividade, o mastro, utilizado pela Igreja Católica para sustentar bandeiras de santos em frente aos templos, é uma das mais bem sucedidas adaptações sincréticas da Igreja Católica que congrega elementos simbólicos pagãos de consagração do espaço de sociedades arcaicas como Egito, tribos romanas e gregas misturados com traços culturais ameríndios, conformando assim uma verdadeira festividade sincrética. Em sua versão sulbaiana a festa é mantida até hoje pelos descendentes de índios, negros e brancos, todos mestiçados pelo processo de miscigenação e que há séculos são chamados e se reconhecem como Caboclos de Olivença, que com fé e orgulho, transmitem às novas gerações seus costumes e crenças. LEIA MAIS…

Vou acabar com eventos no Boca Dú Mar”, afirmou vereador

Em entrevista na manhã dessa segunda-feira (14) ao programa “O Tabuleiro” (FM Conquista), o vereador ilheense Aldemir Almeida (PSB) prometeu se mobilizar para acabar com a realização de shows no “Boca Dú Mar”, localizado na avenida Lomanto Júnior.
No último sábado foi realizado um grande evento no espaço, o que acarretou mais uma vez em um enorme engarrafamento.
“O engarrafamento começou às 22:30h e durou até 01:30h da manhã. Eu gastei mais de duas horas do fórum até a ponte do Pontal. O espaço tem licença para funcionar como restaurante e bar, mas não tem permissão legal para ser casa de show. O posto em frente deixa de ser posto para ser bar. As pessoas a todo momento transitam no meio da pista. O “Boca Dú Mar” não tem estrutura para funcionar como casa de show”, afirmou revoltado o vereador.
Aldemir também falou dos ambulantes, que acabam agravando o problema. “Não tenho nada contra os ambulantes, eles precisam trabalhar, vender seus produtos. O problema é que para isso, muitos acabam tomando parte da pista e a cabeceira da ponte vira um verdadeiro gargalo”, declarou o edil na entrevista.
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .