segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Prefeitos de Ibirataia e Barra do Rocha serão diplomados em Ipiaú

Os prefeitos eleitos nos municípios de Barra do Rocha, Ibirataia e Ipiaú serão diplomados no dia 19 de dezembro, conforme decidiu a 134ª Zona Eleitoral. Na ocasião, também ocorrerá a diplomação dos vereadores. Em Ipiaú, Deraldindo Araújo (PMDB) foi eleito com 13.126 votos, em Barra do Rocha, Vera Lúcia (PSC) levou a melhor com 1.810 votos e em Ibirataia, Marco Aurélio venceu com 7.497 votos. Segundo o site Ubatã Notícias, a cerimônia acontecerá no Fórum Jorge Calmon, em Ipiaú.




Comissão da Verdade apura mortes de índios que podem quintuplicar vítimas da ditadura

A Comissão Nacional da Verdade começou a investigar, em outubro deste ano, o desaparecimento de aproximadamente 2.000 índios da etnia Waimiri-Atroari durante a ditadura militar. O sumiço dos indígenas, cujo território se estendia de Manaus até o sul de Roraima, ocorreu entre 1968 e 1983, época em que o governo federal construiu a rodovia BR-174 –ligando a capital amazonense a Boa Vista– para atrair à região projetos de mineração de multinacionais.




A comissão recebeu um relatório, com 92 páginas e dezenas de documentos anexos, elaborado pelo Comitê Estadual da Verdade do Amazonas. O dossiê reúne relatos dos índios, depoimentos de sertanistas, militares e funcionários públicos, entre outros indícios que apontam para a existência de um massacre dos waimiris-Atroaris, operado pelo Exército por meio de táticas de guerra, inclusive.



Cidades precisam se preparar para a mudança no clima, diz especialista

Um dos mais influentes ambientalistas do país, o economista Sergio Besserman faz um alerta: cidades brasileiras precisam se preparar para os efeitos das mudanças climáticas. Especialmente as litorâneas, onde há previsão de elevação do nível do mar até o final desse século, de até um metro de altura. Besserman explica ainda por que municípios e seus moradores devem cuidar melhor de suas águas. Clique aqui e leia a entrevista no Correio da Bahia




O Programa Quinto de Souza promoverá o 49º Troféu Melhores do Ano Cacau de Ouro / 2012

Acontece dia 15 de novembro, próxima quinta-feira, as 18h no Teatro Municipal de Ilhéus, o evento comemorativo de aniversário do programa Quinto de Souza Comunicação Total, que homenageia os melhores em cada área do ano de 2012. O evento vai contar com animação de cantores convidados, escola de Ballet, grupos de teatro e dança e outras atrações.




Este evento será em benefício das entidades assistenciais de Ilhéus. Os homenageados e convidados deverão levar no dia do show e entregar na entrada do teatro uma lata de leite com 2 kg de alimentos não perecíveis. Os interessados em assistir o evento devem reservar e/ou buscar seu convite inteiramente grátis na recepção da Rádio Cultura e no Teatro Municipal de Ilhéus.



Para este ano estão reservadas muitas surpresas e atrações que darão muito mais brilho ao espetáculo e distribuição de prêmio

Carnaval virou um sonho de luxo para os Ilheenses

A precária situação financeira do município de Ilhéus deve levar o prefeito eleito Jabes Ribeiro a repensar se vai realizar ou não o maior festejo popular do país, o Carnaval. A Folia de Momo sempre foi um grande atrativo para os turistas e moradores de cidades circunvizinhas, por isso, há quem defenda a realização de um micareta em baixa estação, trazendo o charme dos grandes carnavais, com grandes atrações mescladas à artistas da cidade, sem a concorrência com o carnaval da capital.




A data do carnaval já se aproxima, inviabilizando captação de recursos, além de um planejamento adequado. Com as finanças em frangalhos no município, seria um atentado contra a administração pública, almejar realizar o festejo na data oficial.



A citada situação financeira, com problemas graves na limpeza pública, saúde pública, salários atrasados do funcionalismo e um risco eminente de epidemia da dengue, a realização da micareta se evidencia como a medida mais racional.



O prefeito eleito Jabes Ribeiro, em seus mandatos, sempre fez força para realizar carnavais, mesmo com crises administrativas, surgindo assim o Carnaval Cultural. Ilhéus merece um festejo de grande porte, reativando assim a data turística, que costumava atrair milhares de visitantes ao município.



Novos Desafios da Política

Venho encarando a vida como uma sucessão de desafios. Não adianta se esconder deles, eles sempre aparecem e nos colocam em situação difícil. Sun Tzu, ao escrever a Arte da Guerra, descreveu a guerra e como vencer se não houvesse paz. Sempre mantive a percepção que às vezes é melhor guerrear do que ficar em casa em paz. Hoje, busco a paz ao invés da guerra, por entender que a guerra esgota a capacidade de se chegar a soluções melhores sem desperdiçar tantos recursos e levar a morte milhares de pessoas. Em meu tempo de faculdade sempre fui oposição ao establishment por entender que apenas se fazia melhorias nos componentes objetivos, de crescimento, mas inexistia a preocupação com o ser humano.




Sinto que precisamos mudar o foco. Precisamos colocar as pessoas no centro das decisões políticas e de políticas públicas. Quando vejo em outros países desenvolvidos que tiveram o desenvolvimento de política de corte neoliberal, com a crise, tentou-se criar uma rede de amparo aos cidadãos, isto demonstra claramente que houve a derrota do discurso do Estado Mínimo e do Estado absenteísta, bem como do Welfaire State. Mas, também, não se pode relegar a economia a plano secundário ou terciário na agenda governamental. Isto também está demonstrado com a eleição do presidente americano Barack Obama.



O discurso americano republicano foi de colocar os compatriotas desempregados e sustentados pelo governo, como vagabundos sustentados por outra maioria, o de trabalhadores assalariados e patrões. No Brasil, a situação é que estamos perto do pleno emprego, e mesmo assim existe uma massa de pessoas beneficiárias do Bolsa Família. Não sou contra o programa, pois no momento de aperto é importante assegurar a alimentação diária, pois quem passa fome sabe o que é passar o dia sem comer. Mas é preciso transformar estas pessoas em cidadãos, trabalhadores e contribuintes. Por isto que é necessário e urgente que estas pessoas sejam qualificadas pelos Governos para o trabalho, pois significa que se não fizermos nada, estaremos criando uma geração de pessoas que viverão às custas de outra parcela da população, que entende a importância de ajudar o próximo, mas que não tem obrigação de sustenta-los a vida toda, pois acreditam que a verdadeira função do governo é ajudar a pescar
 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .