quarta-feira, 20 de março de 2013

Homem queima 40% do corpo em incêndio em Ilhéus

Um homem de 61 anos teve 40% do corpo queimado em um incêndio na cidade de Ilhéus. Segundo o 5º Grupamento de Bombeiros Militares (Ilhéus), as chamas tiveram início após uma mulher, que residia com a vítima em uma casa no bairro de São Miguel, acender uma caixa de ovos.




As chamas teriam se espalhado para os lençóis do idoso, que não conseguiu fugir rapidamente por ter dificuldades de locomoção. O Corpo de Bombeiros debelou as chamas e foi obrigado a encaminhar a vítima para o Hospital Regional de Ilhéus em seu próprio caminhão porque o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não respondeu ao chamado.



Segundo a TV Bahia, o material foi aceso inicialmente para gerar fumaça e afastar os mosquitos do imóvel.

Médicos estaduais suspendem greve na Bahia

Os médicos da rede estadual de saúde suspenderam a greve que seria iniciada nessa quarta-feira (20), na Bahia, durante a assembleia geral da categoria realizada na noite desta terça-feira, em Salvador.




A votação antes da meia-noite, definiu que a classe vai se manter em “estado de greve”, no sentido de cobrar o que foi acordado com o governo do estado para o plano de carreira do servidor, segundo informado pelo presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed), Francisco Magalhães.



“Estamos em estado de greve, com a exigência de nos mantermos mobilizados e de cobrar do governo o PCCV [Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos] integral ou até maior. Queremos que o projeto esteja finalizado em maio, para ser votado na Assembleia [Legislativa da Bahia] em junho e entrar em vigor a partir de julho”, explicou o sindicalista.

Prefeitos do Sul da Bahia se reúnem com o vice-governador Otto Alencar

Prefeitos de diversos municípios do Sul da Bahia, acompanhados da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), se reuniram com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, para reforçar os pedidos de obras e melhorias para suas cidades. Participaram do encontro o prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, de Ibicaraí, Lenildo Santana, de Canavieiras, Almir Melo, e de Una, Diane Rusciolelli. Todos esses prefeitos já participaram de audiências em Salvador com Otto Alencar, junto com a deputada Ângela Sousa, e tiveram a garantia de que grande parte dos seus pleitos já estão sendo atendidos.




Em Ibicaraí, por exemplo, o vice-governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica da rua Acelino Prudente de Moraes, no bairro Duque de Caxias, e também da iluminação na BR 415, no trecho que vai do bairro Duque de Caxias, na entrada da cidade, até o bairro Sempre Viva, uma obra solicitada pela deputada Ângela Sousa, pelo prefeito Lenildo Santana e pelo secretário de Finanças, Heliomar Barberino, que é presidente do PSD local. A deputada solicitou ao vice-governador também a implantação do centro cirúrgico do município, a pavimentação da rodovia Ibicaraí-Coaraci e a implantação de rede elétrica do Programa Luz Para Todos para atender a diversas localidades do município, a exemplo da comunidade Ribeirão do Luxinho – 1ª Parte e 2ª Parte; Fazenda Vitória; Escola Rural São Sebastião e Fazenda Salvadora.

Prefeitos


Já para Itabuna, a deputada estadual Ângela Sousa solicitou a obra de reestruturação da estrada Ferradas-Itabuna. Otto Alencar garantiu que o pedido será atendido e que os serviços de recuperação dessa estrada serão iniciados nos próximos dias. Ângela Sousa também solicitou o empenho do vice-governador para junto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia garantir o reforço no policiamento em Itabuna, tendo em vista o aumento da violência no município. A parlamentar reforçou ainda a solicitação para a reforma completa e reestruturação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do complexo policial de Itabuna.



LEIA MAIS…

Vereador consegue linhas de ônibus para o condomínio do “Minha Casa”

O vereador Lukas Paiva (PMN) apresentou na Câmara Municipal de Ilhéus a indicação 043 solicitando à Prefeitura a criação de novas linhas de ônibus coletivos ligando os condomínios Morada do Porto, Águas e Brisas, do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Banco da Vitória, aos mais diversos bairros das zonas sul e norte do município. No documento o vereador explicou que nesses condomínios residem milhares de pessoas que utilizam os transportes coletivos para estudar e trabalhar em diferentes bairros da cidade e com o início das aulas tem aumentado a procura e o movimento nos ônibus. Tudo isso sem contar que os trabalhadores, na maioria das vezes, estavam pagando quatro passagens por dia para seguirem para seus empregos.




Além de encaminhar a solicitação para a Prefeitura de Ilhéus, Lukas Paiva também enviou ofício à direção da empresa Viamentro argumentando sobre a necessidade de implantação dessas novas linhas, como forma de melhor atender aos usuários dos transportes coletivos. A direção da empresa informou que o pedido do vereador Lukas Paiva já foi atendido e que novas linhas já estão operando nesses locais solicitados. O vereador informou que apesar da implantação das novas linhas, o serviço ainda não está totalmente satisfatório e que estará mais uma vez reforçando o pedido para que sejam criados itinerários ligando os condomínios aos mais diversos bairros, tendo em vista que existem alunos e trabalhadores que precisam se deslocar para os mais diversos pontos da cidade.

lukasfoto

CEPs – Ainda para os condomínios Morada do Porto, Águas e Brisas, do Programa Minha Casa, Minha Vida, o vereador Lukas Paiva solicitou que seja regularizado o sistema de Código de Endereçamento Postal (CEP), atendendo o que prevê a Lei Orgânica do Município. De acordo com o parlamentar, são constantes as reclamações dos moradores desses locais alegando que estão pagando as contas em atraso porque não recebem os boletos em dia. Com o CEP as empresas poderão encaminhar as correspondências com mais facilidade, evitando assim os transtornos e consequentemente os problemas dos atrasos nos pagamentos.

20 mar 2013

Ilhéus: Vereador se excede e ameaça jornalista

Ontem (terça, 19), o clima ficou pesado na câmara de vereadores de Ilhéus. Usando a tribuna, o vereador Aldemir Almeida (PSB) fez um discurso inflamado contra o blogueiro e Jornalista Emilio Gusmão, que também é assessor do vereador Fabio Magal.




Até então o discurso vinha sendo dentro de uma linha natural de quem se sentiu ofendido, dentro da total normalidade, comentando as notas do Blog do Gusmão que se referiam a sua atuação na câmara.



Próximo do fim da fala, Aldemir, demonstrando um desequilíbrio ímpar, fez uma ameaça velada ao jornalista: “Não vou ser vitima de linchamento público, por uma pessoa que se senti inatingível. Vou fazer um pedido público: deixe-me em paz. Vou tornar a repetir que bandido nenhum me desmoraliza, não sou capaz de ameaçar nenhuma pessoa. Se eu não fizer, eu vou mandar fazer”.



Diante da ameaça, o vereador foi aconselhado pelo colega Cosme Araújo a retirar as últimas palavras.



O Blog Agravo entende que o vereador se excedeu em seu discurso ao ameaçar publicamente o jornalista Emilio Gusmão.



Vivemos num país democrático, e é inadmissível acontecer um fato desses em plena democracia, atingindo a liberdade de expressão, que é básica para a organização de um estado de direito.

foto


Ao final da sessão, o vereador Aldemir Almeida assumiu a culpa pelos excessos.



O jornalista Emilio Gusmão afirmou que ira procurar a justiça para tomar as devidas providências.

Justiça determina que União e Funasa construam Centro de Referência para vítimas de contaminação em Santo Amaro/BA

A população do município de Santo Amaro, na Região Metropolitana de Salvador, deverá receber, nos próximos seis meses, um Centro de Referência para tratamento de pacientes vítimas de contaminação por metais pesados. A pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), a Justiça Federal determinou, no dia 28 de fevereiro, que a União e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promovam a implantação da unidade, no prazo de seis meses, a fim de reparar os danos sofridos por moradores – a partir da exposição a metais como chumbo e cádmio – por causa do descarte indevido de resíduos da produção de uma fábrica que funcionou, por mais de 30 anos, no município.




No entendimento do MPF, a União e a Funasa são corresponsáveis pelos danos, já que foram omissas em relação aos problemas de saúde que acometeram 80% dos habitantes de Santo Amaro, principalmente os ex-trabalhadores da mineradora. A Justiça determinou, ainda, que os agentes públicos comprovem, em 30 dias, a adoção de medidas iniciais para a construção do centro, tais como: alocação de recursos, instalação de estrutura de atendimento emergencial e confecção de projetos.




 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .