Pesquisadores da Ceplac relataram, pela primeira vez no dia 16 de abril, a presença de um fungo – Fusarium sp –, que está atacando o plantio comercial de graviola da Região do Vale do Rio das Contas. Trata-se do primeiro registro de ocorrência em plantios comerciais da graviola, e foi localizado na Fazenda Liberal, município de Ipiaú. De acordo com os pesquisadores Gilberto Fraife e José Basilio Vieira Leite, as perdas na produção alcançaram percentuais em torno de 80%.
O fungo causa um superbrotamento de flores, que progressivamente secam e morrem. A partir do material infectado (almofadas florais e flores), que foi levado para a Clínica Fitopatológica do Centro de Pesquisas do Cacau, foi realizada a identificação e isolamento como Fusarium sp pelo fitopatologista Marival Lopes.
“Esse fungo é encontrado em todo o mundo, sob variadas condições ecológicas, daí ser chamado de cosmopolita, compreendendo uma grande quantidade de espécies que são conhecidas por causar doenças em culturas de importância agronômica”, afirma Gilberto Fraife.
Como age
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário