sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Economia local é aquecida pela temporada de navios 2010/2011

Durante esta quarta-feira (1º), quando o transatlântico Aidacara ancorou no porto de Ilhéus, cerca de 1.500 turistas tiveram a oportunidade de conhecer as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau do município.


Lojas, restaurantes e cabanas de praia, além de inúmeros prestadores de serviços, começaram a ser beneficiados esta semana com o reinício da temporada de paradas de navios 2010/2011. Durante esta quarta-feira (1º), quando o transatlântico Aidacara ancorou no porto de Ilhéus, cerca de 1.500 turistas tiveram a oportunidade de conhecer as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau do município. Os cruzeiristas que viajam no Aidacara, na sua maioria de origem alemã, contaram com novo receptivo organizado pela secretaria municipal de Turismo, esforço que inclui um estande maior do que o utilizado nos anos anteriores e a participação de guia de atendimento, fluente em quatro idiomas, para fornecer as primeiras informações sobre a história e as principais atrações de Ilhéus.







Segundo informações da Secretaria de Turismo, durante cada parada que normalmente vai das 8 às 17 horas, o turista que chega a Ilhéus por meio dos cruzeiros marítimos gasta, em média, US$ 50.00. “A maior parte desse valor é utilizada com transporte, alimentação e compra de souvenires”, garante o chefe de Serviços Turísticos da Secretaria, Maurício Torres. Até 14 de abril do próximo ano, quando o próprio Aidacara estiver fazendo sua terceira e última visita ao município, serão totalizadas 41 paradas, incluindo algumas duplas, que,exemplo dos anos anteriores, contribuirão mais uma vez para o aquecimento da economia local.








Durante o atual receptivo, além da tradicional participação de ‘baianas’, ‘nacibs’ e ‘gabrielas’, bem como da apresentação diária de blocos afro e grupos de capoeira, os cruzeiristas contam com outra inovação: a utilização de tarifário que é distribuído ao lado do folder promocional de Ilhéus, preparado para esta temporada. “Com esse instrumento, todos os cruzeiristas terão a noção de quanto custa cada serviço. Assim, eles saberão, por exemplo, quanto vão gastar em cada deslocamento realizado dentro da cidade”, explica o secretário Paulo Moreira.







O secretário ressaltou que “outro aspecto positivo é de que pela primeira vez na história das paradas de navios em Ilhéus, proprietários de vans, taxis e locadoras de veículos estão contando com o suporte de estandes próprios (boxes). Isso sem falar na utilização de uma estrutura mínima, que abrange o fornecimento de água, alimentação e outros itens necessários”. Ele acrescentou que nos dias de navios no porto, haverá um preposto da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para disciplinar o acesso aos táxis, vans e locadoras, tornando o processo muito mais ágil e organizado.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .