terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais uma da rede globo contra a região

Sou de ilhéus e moro em BH desde o dia 22/02.2002 (ainda guardo a passagem de ônibus) vim por falta de oportunidades, não que passasse por dificuldades financeiras, mas queria um futuro um pouco melhor. Nos meus sonhos e planos de retornar, tenho pensado em mil e uma coisas. Recentemente, a construção da ferrovia Oeste – Leste e do Porto tem tornado esses sonhos mais reais. E aqui mesmo em BH conheci muitos outros da minha terra que compartilham o mesmo sonho.



Mas ontem ao assistir o Fantástico, particularmente a reportagem sobre a ferrovia, comecei a ligar algumas coisas e a me perguntar o que teria a poderosa rede globo contra a nossa região.



Primeiro a maldosa reportagem que tentou acabar com o aeroporto da cidade sob a alegação de que era um dos mais perigosos do país. Reportagem essa feita baseada no depoimento de um “piloto anônimo” que escondeu o rosto provavelmente por medo de retaliação pelas aeronaves que perderiam a bela vista ao pousar, ou por uma tentativa da emissora de dar credibilidade ao caso. Vai saber...



Em mais um ataque, vemos a formação de mais um golpe contra a cidade, com a tentativa de impedir a construção da ferrovia e do porto em nossa cidade. Dentre outras coisas que me intrigaram, fiquei me perguntando que conhecimento de causa um professor da USP teria para tratar do assunto? Será que ele conhece o porto de Aratu ou quer simplesmente transformá-lo em mais um gargalo de exportações como é o Porto de Santos? E os benefícios sociais trazidos para a região? Para a matéria pouco importam os debates com a comunidade, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a importancia para o desenvolvimento social da regional ou qualquer outra coisa.



Além disso, sinto falta de vontade política, pois o presidente Lula quando quis desbancou o IBAMA e ameaçou até mudar as leis, por causa da transposição do São Francisco e da construção de algumas hidroelétricas, mas isso é clichê. Falar que a culpa é dos políticos é fácil, mas o que falta é mobilização popular. Quando foi incitado, o povo mostrou força e cercou o palácio Marques de Paranaguá e tirou Valderico Reis de lá. Ë época de eleição e apesar de não sabermos quais forças trabalham por trás dessas coincidentes e recorrentes reportagens, uma coisa é certa: não podemos continuar assistindo esses ataques contra Ilhéus sem reagir. Onde estão os radialistas da cidade que tão bem incitam o povo quando é de seu interesse? Vamos esperar cair do céu os anos áureos do cacau? Esses nunca mais voltam ! Ou construímos um novo caminho ou paramos por aqui.... Para sempre.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .