A Câmara de Vereadores de Ilhéus reprovou, durante sessão desta terça-feira (20) à tarde, as contas do ex-prefeito Valderico Reis em 2007 (de janeiro a agosto), que antecederam o processo de cassação do seu mandato, e decidiu pela aprovação das contas do seu substituto, Newton Lima, no período de setembro a dezembro de 2007. Os vereadores resolveram acompanhar o parecer da Comissão de Finanças da Câmara - composta pelos vereadores Bel do Vilela, Paulo Carqueija e Francisco Sampaio - que no Decreto Legislativo apresentado em plenário, pediram a reprovação das contas de Reis e a aprovação das contas de Lima. O resultado foi por 12 votos a zero para as duas votações. Apenas o vereador Reinaldo Oliveira, o Zé Neguinho, esteve ausente da sessão.
Segundo o líder do governo na Câmara, vereador Marcus Flávio (PPS), no parecer opininativo do Tribunal de Contas, que chegou a sugerir a reprovação das contas do prefeito Newton Lima, havia equivocos. Os conselheiros analisaram o pagamento de um processo sem licitação. No entanto, apesar do pagamento da obra ter sido executado, a contratação havia acontecido ainda durante o mandato de Valderico Reis. "O resultado demostrou a união dos vereadores de Ilhéus em reconhecer que o TCM estava equivocado sobre Newton Lima. Foi feita justiça", afirmou Marcus Flávio.
O resultado agora será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, para redação final. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento (PMN), o resultado representou o tratamento que os dois prefeitos deram à análise das contas. "O ex-prefeito Valderico deixou correr à revelia, não dando a devida importância ao relatório apresentado pelo TCM", afirmou. Nascimento fez questão de salientar que, no caso do prefeito Newton Lima, houve a justificativa das pendências. "Todos os recursos foram discutidos e os prazos cumpridos. Fizemos o nosso papel de legislador e de cidadão consciente das responsabilidades que devemos ter com Ilhéus", finalizou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário