O Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo responsável pelos licenciamentos ambientais no estado, estará realizando esta semana oficinas preparatórias visando à elaboração do Termo de Referência (TR), instrumento que servirá de base para o edital de contratação de empresa para realizar os Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) necessários para o licenciamento ambiental da obra de construção do aeroporto de Ilhéus. O novo equipamento, que será edificado no quilômetro 13 da rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Itacaré, integra um grande complexo logístico formado por porto, ferrovia, área industrial, novos acessos rodoviários e uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE).
As oficinas acontecerão nesta quinta (18) e sexta-feira (19), sempre das 8h30min às 17h30min, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, e na Associação Cultural Tribo do Porto, situada na Ladeira da Paz, Porto Detrás, no município de Itacaré.Abertas ao público em geral, as oficinas dirigem-se especialmente para as comunidades que serão afetadas, direta ou indiretamente, pela construção do novo aeroporto. Após a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), deverá ser realizada uma Audiência Pública para instrução de todo o processo, com as prováveis manifestações do empreendedor e, principalmente, da população e dos representantes da sociedade organizada.
O projeto preliminar do novo aeroporto de Ilhéus prevê a construção de duas pistas de 3.000 metros cada. O valor estimado é de R$ 150 milhões para as obras e R$ 5 milhões para o projeto executivo. Segundo os especialistas, será necessária a realização de várias adequações no sistema viário e de acesso, bem como a implantação da infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica, água, telefonia e dados.
Veja mais...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário