segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MINISTRO AUTORIZA ENVIO DE TROPAS DA FORÇA NACIONAL PARA BUERAREMA

Foto: Gilvan Martins
Foto: Gilvan Martins
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para atuar no município de Buerarema,  a 16 km de Itabuna. O pedido foi feito pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (16), após uma semana de protestos de produtores rurais que culminou na destruição de pelo menos dois carros oficiais, equipamentos públicos e no saque de uma unidade da Cesta do Povo. Os primeiros soldados desembarcam no estado já neste domingo (18).
Ontem, a manifestação teve início de forma pacífica na praça principal da cidade por volta das 8h. De lá, os manifestantes seguiram até a BR-101 e, por volta das 10h30, bloquearam o fluxo de veículos na região. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou intervir, mas somente às 17h a rodovia foi completamente liberada.
Apesar da ação, a PRF não conseguiu impedir a queima de dois veículos oficiais que tentaram romper a barreira. Um deles era um carro da Secretaria de Saúde do município de Pau Brasil e transportava dois índios pataxós e duas crianças, de 8 e 10 anos. A delegacia da cidade acredita que um outro veículo também tenha sido destruído.
O protesto foi organizado por produtores rurais das regiões de Buerarema e Una, que têm sido expulsos de suas fazendas por cerca de 300 homens que dizem ser indígenas da etnia tupinambá. De acordo com a polícia da cidade, mais de 25 propriedades já foram invadidas e, em alguns casos, houve até mesmo agressão contra trabalhadores e os donos dos imóveis
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .