terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Na posse, Wagner destaca Porto Sul e Ferrovia

Em seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa, o governador da Bahia, Jaques Wagner, fez um balanço do primeiro mandato e garantiu a continuidade dos programas sociais que beneficiaram milhares de baianos como o Água para Todos, Luz para Todos, Todos pela Alfabetização (Topa), Saúde em Movimento, Casa da Gente, entre outros. Ele disse que o seu compromisso é “trabalhar mais pela Bahia” e, por isso, a equipe de governo está se “debruçando para colocar em prática os projetos que têm como objetivo o desenvolvimento econômico, social e estrutural da Bahia”.




Wagner destacou algumas metas para a nova gestão, a exemplo da construção da Ferrovia Oeste-Leste (já iniciada com as obras dos quatro primeiros lotes), o Porto Sul, a continuidade da Via Expressa e a ponte Salvador/Itaparica (em fase de projeto). Destacou ações desenvolvidas em áreas como Segurança, Educação e Saúde, acentuando que continuarão sendo priorizadas para que a Bahia seja “cada dia mais uma terra de todos nós”.

Ele enfatizou, por exemplo, a preocupação do governo com o combate às drogas, em especial o crack, informando a criação de uma Superintendência para Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas, capaz de dar apoio às pessoas que sofrem com o vício, e aos seus familiares. “Não vamos dar trégua ao crime e ao tráfico de drogas”.




Ainda na área da Segurança Pública, a nova gestão continuará investindo e fortalecendo as polícias Militar e Civil, além da ampliar o Programa Ronda nos Bairros, que beneficia cidades acima de 100 mil habitantes.



Na Educação, destacou a realização de um pacto com as prefeituras e a sociedade pelo objetivo comum de melhorar o ensino básico em todos os municípios, e a meta de acabar com o analfabetismo. Na Saúde, a consolidação do Programa Saúde da Família e a continuidade do Programa Saúde em Movimento, maior mutirão de cirurgia oftalmológica da Bahia, que realizou 79 mil cirurgias.

Agradecimento


O governador, reeleito no primeiro turno com quase 64% dos votos, tendo como vice-governador Otto Alencar, entrou no plenário da Casa Legislativa acompanhado da primeira-dama, Fátima Mendonça, de sua mãe, Paulina Cypa Wagner, e de deputados estaduais.



Durante a cerimônia, que reuniu secretários de Estado e parlamentares, os empossados juraram defender a Constituição do Estado da Bahia e o secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Roberto Carlos, leu as declarações de bens dos dois.



Jaques Wagner agradeceu aos baianos pelo reconhecimento do trabalho realizado ao longo da primeira gestão. “Confesso a mais profunda emoção de, quatro anos depois, voltar aqui a esta tribuna para tomar posse do nosso segundo mandato. Creio que a nossa volta está lastreada naquilo que sonhamos, no projeto que oferecemos ao povo e naquilo que conseguimos realizar nessa caminhada de quatro anos”.
Depois de tomar posse junto com o vice, Otto Alencar, o governador Jaques Wagner seguiu para Brasília (DF), onde participou das cerimônias de posse da primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, no Congresso Nacional, e de transmissão do cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e posse dos novos ministros de Estado, no Palácio do Planalto.




Dentre os ministros empossados por Dilma Rousseff, os ex-secretários do governo baiano, Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) e Luiza Bairros (de Promoção da Igualdade), que assumem o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, respectivamente. O deputado federal baiano Mário Negromonte é o titular do Ministério das Cidades.



“Este é um dia histórico para o Brasil, que, pela primeira vez, tem uma mulher na Presidência da República. Dilma é muito preparada para seguir a missão iniciada pelo presidente Lula O excelente relacionamento pessoal e político que tenho com o presidente será mantido com a presidenta. Com ela e sua equipe temos a certeza de que os projetos para a Bahia terão continuidade e serão ampliados”, disse Wagner.



Confiante de que o Brasil viverá bons momentos nos próximos quatro anos com o governo Dilma Rousseff, Wagner ressalvou, no entanto, que isso dependerá de fatores externos. “A expectativa é positiva, mas é óbvio que temos que contar com o desempenho da economia mundial”, afirmou o governador da Bahia.



Ex-ministro de Relações Institucionais do governo Lula, Wagner avaliou que Dilma deverá ter uma relação mais tranquila com o Poder Legislativo. “Pela numerologia da eleição, ela terá mais conforto no Senado e na Câmara. Espero que isso se mantenha durante os quatro anos.”
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .