terça-feira, 25 de maio de 2010

Prefeitura doa terreno ao Estado

A doação em cartório para o Estado da Bahia do terreno onde está edificado o Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, feita há pouco mais de dois meses pelo prefeito Newton Lima, começa a dar resultados positivos para a população de Ilhéus. O município está garantindo a sua integração ao Sistema QauliSus, programa do Ministério da Saúde que visa melhorar e modernizar o atendimento nas unidades de emergência do Brasil. De acordo com cálculos do diretor Administrativo do hospital, Gil Leal, os governos estadual e federal deverão investir entre 12 e 15 milhões de reais na unidade hospitalar na compra de equipamentos de ponta e execução de obras em sua infraestrutura. A meta é garantir um “atendimento de excelência” nos próximos anos.





A liberação destes recursos dependia da doação do terreno já que a legalização da área era um dos pré-requisitos para o financiamento do programa. Apesar de inaugurado em 1970 e de ter a desapropriação da terra autorizada pela lei nº 10, de 12 de maio de 1948, ainda existiam pendências cartoriais que impediam a legalização do terreno. Somente agora a Prefeitura de Ilhéus efetivou a escrituração e o registro final. “Com a doação, passou a ser possível a liberação dos recursos”, confirma Leal. O Hospital Geral Luiz Viana Filho passa por um momento especial de recuperação em sua infraestrutura, graças às inúmeras intervenções que estão sendo feitas pelo governo do Estado, parceiro do governo municipal.





Parte destas obras será inaugurada neste sábado (29), às 9 horas da manhã, pelo governador Jaques Wagner e secretários estaduais. O Hospital Geral passou por um processo de reforma geral e ampliação do Pronto Socorro, que atende uma média de 300 pessoas/dia, com investimentos de 300 mil reais, além de um milhão de reais destinados ao Centro de Diagnóstico por Imagem, que é composto por tomógrafo, ultrasonografia, eletrocardiograma e eletroencefalograma, entre outros aparelhos de tecnologia de ponta.





Segundo o diretor geral, Gustavo César, no novo Pronto Socorro foi possível criar divisões de espaços para atendimentos uniformizados para os sexos masculino e feminino, e ainda a pediatria, sendo todos os ambientes climatizados e com divisórias de cortinas o que garante a privacidade do paciente. Com a reforma, o hospital passa a contar também com uma sala de procedimentos cirúrgicos, com a metade dos leitos monitorizados, e mais uma nova unidade intermediária para receber os pacientes em estado mais grave.





Ao completar o balanço das ações empreendidas na unidade hospitalar, Gustavo César afirmou que, com as reformas, o hospital passa a ter plenas condições de atender dignamente os pacientes, e isso se deve ao empenho do governador Jaques Wagner, dos secretários Jorge Solla e Antônio Rabat, salientando ao prefeito a importância da manutenção de um diálogo aberto e franco com o município, “pois conhecemos as suas preocupações, e sabemos da sua disposição em sempre envidar esforços para que possamos melhorar o atendimento”.





Afirmou ainda o diretor que, no ano de 2009, o Hospital Geral teve uma média mensal de 6 mil atendimentos, e nos primeiros meses deste ano, houve um declínio de aproximadamente 20%, “o que significa dizer que aconteceram avanços na área de Atenção Básica, que é de responsabilidade do governo municipal, como nos serviços prestados pelo Programa Saúde da Família (PSF) e pelos agentes comunitários de Saúde”.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .