Não houve crescimento nas vendas durante
a semana da Páscoa, do dia 30 de março ao dia 5 deste mês, informou
hoje (6) a Serasa Experian. No ano passado, a semana da Páscoa foi de 14
a 20 de abril.
O índice mediu o movimento dos consumidores em 16 mil empresas
comerciais de todo o Brasil, e os resultados mostraram movimentação
equivalente à do ano anterior, sem registro de aumento.
Segundo o economista Luiz Rabi, da
Serasa Experian, o movimento concentrou-se foi no fim de semana, de
sexta-feira (3) a domingo (5). “Até quinta-feira, [o indicador] estava
negativo [em relação a 2014]., Então, as compras de última hora fizeram o
indicador fechar no 0 a 0”, explicou.
Houve crescimento de 3,2% nos últimos
três dias, o que anulou a queda acumulada nos quatro primeiros dias da
semana. As vendas de última hora impediram que o indicador registrasse
um percentual negativo.
Na cidade de São Paulo, os resultados
foram piores na comparação com o restante do país. As vendas na semana
da Páscoa caíram 3,7% em relação às do ano passado. No fim de semana,
houve queda de 3,1%. Para o economista, esse é um indício de que o
mercado consumidor do restante do Brasil está crescendo mais rapidamente
do que na capital paulista.
O resultado de vendas no país este ano
foi o pior desde 2007, quando começou a pesquisa. Rabi afirmou que o
resultado é ruim para a economia como um todo, porque o varejo é um
segmento que normalmente cresce, mesmo na recessão, por causa do próprio
crescimento populacional.
“Um crescimento nulo varejista é uma
situação bastante preocupante para o varejo e para a economia
brasileira, porque o varejo sempre foi um setor mais dinâmico. Se o
varejo está estagnado, imagine o resto”, acrescentou o economista.
Postar um comentário