terça-feira, 23 de outubro de 2012

MORRE EVERALDO MENDONÇA, SÍMBOLO DA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO

Os machadeiros de Olivença estão tristes.


Everaldo Mendonça, grande personagem da Puxada do Mastro de São Sebastião, faleceu na tarde desta segunda-feira, 22, às 17h.

Exímio tocador do sino que chamava os machadeiros à mata, Seu Everaldo era um grande entusiasta da festa popular mais tradicional de Ilhéus.

Nos últimos 6 anos, um acidente vascular cerebral (avc) o afastou daquilo que mais gostava de fazer, acordar a comunidade de Olivença no 2º domingo de janeiro, dia da Puxada do Mastro.

Daí em diante, os machadeiros, em sua homenagem, mudaram o trajeto da festa. Ao se dirigirem à mata, todos passavam na residência de Seu Everaldo, para que ele, sentado numa cadeira de rodas, pudesse tocar o instrumento que por décadas, o notabilizou como artista espontâneo, alegre e essencialmente popular.

Fiel às características mais antigas da Puxada do Mastro, Seu Everaldo criticava as novidades, mas nunca deixava de participar.

O “Caboclo dos Olhos Azuis” morreu com 82 anos. Deixou duas filhas: Maria do Socorro Mendonça (presidente do Instituto Nossa Ilhéus), Gina Mendonça e mais 5 netos.

O velório acontece no SAF da Avenida Itabuna. O sepultamento será nesta terça-feira, 23, às 15h, no Cemitério da Vitória.

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .