Equipes da Polícia Federal já cumpriram cinco dos 23 mandados de busca e apreensão destinados a recuperar materiais potencialmente nocivos, como armas, nas fazendas ocupadas por índios na cidade de Itaju do Colônia, localizada na região sul da Bahia. Segundo a PF, os cinco mandados começaram a ser cumpridos no dia 1º de março. O restante deve ser executado ao longo desta segunda-feira (5) e dos próximos dias.
De acordo com a delegada federal Denise Cavalcanti, os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da cidade de Itabuna, sustentados por denúncias impretadas por proprietários de que os índios teriam expulsados trabalhadores e famílias das terras com uso de violência. "Fazendeiros registraram que eles usaram armas de fogo e o nosso objetivo é buscar essas armas, munição, além de fazer a perícia dos possíveis danos causados", relata a delegada.
Os índios já acampam em cerca de 50 propriedades rurais desde o mês de janeiro deste ano, segundo registro da polícia. A Fundação Nacional dos Índios (Funai) disse que 22 lideranças indígenas já morreram na luta por terra na região sul da Bahia. Segundo a fundação, a área é uma reserva demarcada há mais de 70 anos e que pertence aos índios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário