Realmente esquisita o anúncio da instalação na Bahia da Fábrica da JAC Motors no Bahia. Quem viu a entrevista do Presidente da empresa ao Portal da Folha, percebe nitidamente que trata-se de mais uma cartada no caminho da instalação da Fábrica. Pra anunciar a Fábrica falta ainda alguns passos.
Chamou atenção porém o papel amador e por que não dizer, falastrão, do Secretário da Indústria ao convidar toda a imprensa baiana para comparecer em uma revenda da JAC Motors na Capital, e ao lado de um Diretor da Empresa, anunciar a instalação da Fábrica.
Ao que parece, as seguidas perdas de indústrias automobilísticas da Bahia para outros estados, afetou o senso de ridículo de James Correia. Anunciou apenas uma hipótese, evitou a capitalização política para seu chefe, e pior, deu munição para a oposição ridicularizar o governo.
Convém lembrar que o desejo da JAC Motors é muito claro, deseja a redução de IPI imediata como condição para a construção de uma fábrica na Bahia. Wagner certamente conseguirá que o Governo Federal flexibilize a medida.
A JAC Motors é uma incógnita no mercado mundial de carros, não é a maior da China, não entra na Europa por limitações técnicas e entra no Brasil com apenas 20% do Capital Chinês. Depois de perder a Toyota, Fiat, Cherry e mais recentemente a Nissan, sobrou pra Bahia a aposta nos Chineses....
Na época que a Ford veio pra Bahia, o então anfitrião espalhou outdoors pela bahia, com a jocosa frase: ACM é FORD... do jeito que a turma do PT gosta de copiar o antigo Coronel, não se espantem se aparecer um JACques é da China!
Postar um comentário