sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Julgamento do processo contra o prefeito Iêdo Elias será julgado pelo TRE no próximo dia 26 de outubro




Fonte: REDAÇÃO

X



Já está marcada a data de mais um embate entre as forças políticas que disputam o comando da cidade de Belmonte. No próximo dia 26 de outubro acontecerá a continuação do julgamento do processo que a oposição, comandada pelo empresário Janival Andrade e pelo deputado federal eleito Jânio Natal, move contra o advogado Iêdo Elias, atual prefeito de Belmonte.

Durante a primeira parte do julgamento, que ocorreu no último dia 02 de setembro, Iêdo Elias estava levando a pior no embate e recebeu duras críticas do Juiz Relator Salomão Viana que votou pela cassação do mandato do prefeito, decretando ainda a sua inelegibilidade por oito anos, seguindo o parecer da Procuradoria Regional Regional Eleitoral, órgão da Procuradoria da República. A punição não ficou por aí: Salomão ainda condenou Iedo e sua vice, Dinah, no pagamento de multa no valor de R$ 205.000,00. Outro juiz acompanhou o voto de Salomão Viana, mas o processo teve que ser paralisado porque um dos juízes pediu vistas para analisar melhor o processo.

O atual prefeito é acusado de ter usado o poder econômico da Prefeitura Municipal de Belmonte nas eleições de 2008. Para isso, segundo o processo e a decisão do relator, o mesmo contratou um número excessivo de funcionários aumentando o número de servidores em 51,47%. A defesa do atual prefeito alegou que no mesmo período houve um aumento do número de alunos que ingressaram na rede pública, fato que motivou tamanha contratação, mas foi apresentado no processo um relatório da DIREC (Diretoria Regional de Educação do Estado da Bahia) negando tal informação mostrando que o número de alunos estava praticamente inalterado durante o período. Além disso, está demonstrado também no processo, o abastecimento, com combustível pago pela prefeitura, de carros que estavam trabalhando na campanha do atual prefeito. Para se ter uma idéia, foi detectado, durante o período, um aumento de 99,67%, tal fato foi considerado incontroverso pelo Juiz Relator, já que, o mesmo não foi negado pelo acusado. O prefeito argumentou que o aumento do consumo de combustíveis se deu por conta do novo aterro sanitário, localizado a 30 km da cidade, mas ficou comprovado no processo que o aterro já funcionava desde o ano de 2005: “Conclui-se, destarte, que a existência de um novo aterro sanitário não tem qualquer força para colaborar com o aumento do gasto com combustíveis no período”, fulminou Salomão.

Especialistas ouvidos por nossa equipe não acreditam que o atual prefeito saia vencedor dessa batalha. Mas, segundo informações, o mesmo está tentando influir politicamente no processo. Para isso, o atual prefeito de Belmonte está contando com a ajuda do empresário e deputado estadual Ronaldo Carletto. Carletto chegou a dizer em comício que tinha moral e respeito e que queria ver se o prefeito Iêdo Elias seria cassado, mostrando que o mesmo está usando a sua influência para tentar mudar os rumos do processo.

Enquanto isso, a população espera apreensiva pela resolução do embate que se arrasta há dois anos. Correligionários do Prefeito Iêdo Elias falam pela cidade que esse processo não dará em nada. Mas, pessoas ligadas ao empresário Janival Andrade, acreditam que no próximo dia 26 de outubro tudo estará resolvido e já planejam uma possível comemoração.

O empresário Janival Andrade foi procurado por nossa equipe, mas se negou a dar qualquer depoimento sobre o processo. O empresário apenas comentou com nossa reportagem que acredita na justiça e que tudo dará certo.



# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .