No
maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, a
Feira de Negócios mostrou a criatividade dos empreendedores ilheenses.
Foto: Maurício Maron.
Talentosa
com a arte de fazer doces finos, Walna Alcântara recebeu um desafio do
marido, Eduardo. Ele selecionou as maiores e melhores amêndoas de cacau
encontradas na barcaça da Fazenda Santana, no município de Ibirapitanga,
no sul da Bahia, e entregou a esposa para que ele “criasse” uma receita
especial para a sobremesa da família. “Fiz a provocação em tom de
brincadeira. E saí. Quando voltei para casa, ela me mandou dar uma
olhada na mesa. Experimentei e disse: É isso aqui que vai mudar nossa
vida”, relembra Eduardo. O casal de aposentados resolveu retornar à
ativa. Walna tornou-se microempreendedora individual (MEI) e, juntos,
criaram a marca “Cacau Bless”, fabricante de geleias e chocolates.
Os
produtos, que foram apresentados pela primeira vez na Feira Pontal
Criativo, no final do ano passado, se tornaram a sensação da Feira de
Negócios, que reuniu 40 estandes da Economia Criativa local, ocupando
1,2 mil metros quadrados de área coberta do Aleluia Ilhéus Festival, o
maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia,
realizado entre 17 e 21 de abril, na Avenida Soares Lopes, centro da
cidade.
“A idéia é
essa, dar visibilidade a quem está iniciando um pequeno negócio. Além
disso, é dar a oportunidade de expor a produção regional, mostrando a
criatividade e o talento dos seus protagonistas”, destaca a gerente
regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo sobre o festival, que
atraiu centenas de visitantes aos empreendimentos locais.
Há sete
meses com o seu “Kalila Café”, instalado no Centro Histórico de Ilhéus, a
MEI Kalila Brito comemora o resultado da participação no festival. “A
idéia era apenas consolidar a minha marca”, afirma a empresária, que
conseguiu ir além da meta inicial, aumentando as vendas em 30%, em
relação ao movimento diário, além de ter conquistado um público novo.
Para ele, o evento mostra a força e a capacidade de incremento aos
negócios, tanto através de vendas diretas quanto por meio da grande
vitrine de divulgação dos pequenos negócios.
O Aleluia
Ilhéus Festival inovou até na hora de organizar a venda de bebidas no
circuito da Avenida, com estrutura padronizada, fardamentos, caixas
térmicas e toda a qualificação de atendimento ao consumidor, feito por
50 ambulantes, todos microempreendedores individuais formalizados. Um
dos pré-requisitos para o grupo foi participar de uma Clínica
Tecnológica sobre Higiene e Manipulação de Alimentos para ambulantes,
promovida pelo Sebrae.
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