segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Rio Jequitinhonha começa a inundar as partes mais baixas da cidade de Itapebi.
As águas do rio Jequitinhonha já começam a deixar famílias desabrigadas na cidade baixa de Itapebi ás margens do Jequitinhonha. Oitos famílias já abandonaram suas casas ou subiram para as partes mais altas na tarde desta sexta feira (20).
Todas as famílias que saíram estão sendo alojadas em casas de parente e amigos na parte mais alta da cidade histórica ou na cidade alta.
Segundo informações de ribeirinhos, ontem pela manhã outras famílias que moravam em ilhas do rio descendo sentido a cidade de Belmonte, também foram removidas. A previsão é que o rio continue a encher, já que a chuva não para de cair na região do Estado de Minas Gerais e as comportas da Usina de Itapebi foram abertas deste a última quinta feira quando a vazão naquele dia era de 1200 m³, hoje como as seis comportas estão abertas mais a geração das três maquinas (turbinas) supões-se que deve estar com uma vazão de mais de 3000m³ por segundo.
Alguns moradores ainda resistem em sair de casa, mesmo que as águas já estão entrando porta adentro. A senhora “Dinha”, moradora a mais de 13 anos nas margens do rio Jequitinhonha na cidade baixa, disse que ficará na sua casa e espera que a chuva pare e o rio volte ao normal. No momento seus móveis estão empilhados no andar superior de sua casa onde funciona o bar.
O rio ainda não fez estragos na cidade de Belmonte, mas permanece cheio acima do normal. Os moradores da parte mais baixa da cidade já estão preocupados. A Prefeitura Municipal de Belmonte já prevendo problemas já fez a limpeza de vários cursos de escoamento de águas que se encontravam assoreados e cheios de lixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário