O PT caminha para comandar a Bahia por mais quatro anos. E, até o momento, quatro nomes estão à disposição dos petistas para suceder Jaques Wagner. Mas caso a decisão for baseada em pesquisa, um nome se destacara facilmente entre os quatros.
Segundo o presidente do PT baiano, Jonas Paulo, o candidato na Bahia sairá de consultas e análise de pesquisas quantitativas e qualitativas de densidade e aglutinação política e social. Tudo isso sem queda de braço.
Entre os nomes do ex- prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o dos secretários Rui Costa e José Gabriele, Rui Costa tem total apoio de correntes importantes dentro do PT, além de que é o preferido do governador. Porém, não tem o carisma e a simpatia, é um desconhecido da população baiana. Com inteligência, Rui deu um grande passo para abraçar a candidatura de Everaldo Anunciação à presidência do PT baiano, que pertence à CNB, uma das correntes mais fortes e expressivas da sigla na Bahia e no Brasil.
Os nomes de Rui Costa e do senador Walter Pinheiro, tem grandes possibilidades de se tornarem “cabeça de chapa” na sucessão governamental, e se tivesse de apostar, no quesito político e social, o nome do senador Walter Pinheiro é o que tem maiores chances de emplacar.
Candidatos da base, como Otto Alencar (PSD), terão sérios problemas para enfrentar o histórico de quem está no poder, e não abre mão em continuar no poder. Principalmente depois do encontro do PT nesse último sábado, e a colocação de que o PT deve se tornar, custe o que custar, a cabeça da chapa governista à sucessão.
Tudo conspira a favor de uma candidatura petista forte, e com uma sólida base de sustentação, já que a oposição da Bahia não colocou um nome de expressão até o momento, deixando no ar uma desorganização e principalmente a demonstração de que a oposição baiana não tem dialogado.
Os dois nomes que podem atrapalhar os planos do PT na Bahia, estão com problemas. Otto Alencar, só teria chance de concorrer ao governo com um rompimento da base de Wagner, prognóstico quase impossível de ver.
Outro nome seria de ACM Neto ( DEM), mas que está atrelado à promessa de ir até o final com o mandato de prefeito de Salvador.
O caminho está sendo pavimento para termos mais quatro de anos de PT no governo da Bahia.
Postar um comentário