|
Embora medidas para proteção do prédio General Osório venham sendo tomadas desde janeiro, enquanto a Prefeitura tenta conseguir os recursos necessários para a completa reforma do histórico equipamento público, a nova ocorrência desta madrugada da quarta-feira, dia 29, com o registro de um princípio de incêndio, levou a administração municipal a intensificar as ações para evitar novos danos. Além da conclusão do trabalho de implantação de tapumes ao redor de todo o prédio, a Guarda Municipal passará a dar proteção 24 horas ao local e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai começar o mais rápido possível a realização de uma operação de limpeza, com retirada de todo o entulho acumulado nas dependências, e uma pequena reforma de espaços que serão ocupados por guardas municipais, num posto de ação permanente.
As medidas foram anunciadas pelo secretário de Administração, Ricardo Machado, ao fazer uma visita ao prédio do General Osório, na manhã desta quarta-feira, acompanhado do secretário de Comunicação Social, Paixão Barbosa, do comandante da Guarda Municipal, coronel Valmir Santos Silva e do chefe de operações da corporação, César Cardozo da Silva. Durante a visita, eles percorreram todas as dependências, inclusive a área onde um usuário de substâncias psicoativas provocou um incêndio, provavelmente ao atear fogo a papéis velhos. O Corpo de Bombeiros atuou rapidamente, impedindo que o fogo se proliferasse por todo o prédio, atingindo apenas pequena parte do assoalho de madeira do primeiro andar. Uma equipe do SAMU foi chamada para socorrer o dependente químico, que desmaiou ao inalar fumaça, levando-o para o Hospital Regional Luiz Viana Filho.
Reforma – Desde que assumiu a administração, o prefeito Jabes Ribeiro tem demonstrado muita preocupação com o estado de abandono do prédio do General Osório, equipamento que ele reformou no ano de 2002 e destinou para o funcionamento da Biblioteca Municipal e do Arquivo Público. Além de providenciar a transferência do acervo da biblioteca e do arquivo público, para evitar que fossem danificados de forma irremediável, o prefeito deu início ao trabalho de buscar recursos para a realização de uma nova reforma do prédio. Está em elaboração o projeto de recuperação do prédio, com o objetivo de dar a ele toda a importância que merece, pelo seu passado histórico e cultural.
Um laudo da vistoria realizada por técnicos das secretarias de Cultural, Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), além de agentes da Guarda Municipal, orientou para a completa interdição do prédio, que se encontra completamente degradado e vulnerável à invasão de vândalos e usuários de drogas. Além de transferir os documentos do arquivo e da biblioteca, a prefeitura instituiu, por meio do Decreto 034/2013, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Prefeitura de Ilhéus com o objetivo de coordenar o processo de análise, ação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito da administração pública municipal e assegurar sua conservação em local adequado.
- See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/22823/apos_principio_de_incendio,_general_osorio_passa_a_ter_protecao_24_horas#sthash.W4o0V7RX.dpuf
Postar um comentário