O governo do estado tem como certa - entre esta segunda-feira (12) e terça(13) - a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Eia/Rima) do Porto Sul, realizada pelo pelo Ibama. Com a liberação dos dois documentos conjuntos, está superado o principal entrave ao início das obras daquele que é tido como um dos
mais importantes investimentos no setor de infraestrutura da Bahia.
Caso a expectativa se confirme, no final de outubro já será realizada a primeira audiência pública para a instalação do porto, que será construído na praia de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus, Sul do estado.
O governador Jaques Wagner (PT) espera que, até dezembro, esteja de posse da autorização de implantação para iniciar a licitação do equipamento, cujo início da construção está previsto para o primeiro semestre de 2012.
Enquanto o Porto Sul começa a navegar em mar de almirante, a Ferrovia Oeste-Leste não anda. Sobretudo por conta de seguidos enquadramentos feitos ao projeto pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Empresários ligados ao setor de mineração na Bahia garantem que a ação contrária à instalação da rede ferroviária entre Ilhéus e Tocantinópolis (TO), cujo traçado corta o Oeste do estado, é liderada por gigantes da indústria do ferro, desinteressados em ver os cazaques da Bamin, novos concorrentes, despejarem 20 milhões de toneladas do minério por ano. O volume traria outra dinâmica aos preços do produto no mercado internacional. Daí o lobby contra os trilhos.
Fonte:Jairo Costa Junior
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