segunda-feira, 1 de agosto de 2011

É oposição ou situação? Sai de cima do Muro!

Em Ilhéus alguns partidos ainda não se decidiram se é oposição ou situação, outros se intitulam contrários ao governo municipal, mas continuam mantendo uma relação de conveniência por debaixo do pano. Outros confundem a oposição ao governo municipal, ao governo estadual, e prefere abraçar o governo Newton Lima por ele ser da base do governo estadual.




Promiscuidade política é natural quando temos uma oposição e situação dentro do limites da aceitação popular, sendo diferente no caso de Ilhéus. Os partidos têm a noção de que a conversa com Wagner é uma, e com Newton e Cia, é outra. O PC do B, PR, PMDB, já afirmaram que é quase impossível uma conjuntura política em que o PSB esteja no palanque, mostrando que a engenharia política proposta pelo PSB e PT, não terá o sucesso desejado como vem alardeando alguns “Grandes” analistas governistas.
Já o pré-candidato do PRB, vem sentando no muro político, entre compor com o governo Newton, ou ser oposição a ele. Sendo a vontade de Ruy, participar da conjuntura política com o PSB e o PT, conseqüentemente sendo o candidato do governador Wagner, com o apoio do PSB ( Newton, Alcides e Cia ).Nessa conjuntura política com seus ex-partidos PT, PSB, Ruy leva a vantagem de que os dois não possuem um nome que pontuem nas pesquisas, sendo o franco favorito a ser o candidato do governo Newton, e ter o apoio de Wagner.




O PMN, vem articulando, conversando, mas fechou as portas para o PSB. Aceita conversar com os partidos da base de Wagner, e de oposição a Wagner. O pré-candidato a prefeito do PMN, Jailson Nascimento, tem total lucidez política do momento em Ilhéus.



O ex-prefeito Jabes Ribeiro prefere o apoio de Wagner, sem o do PSB de Ilhéus, e dando prazo para aqueles partidos que estão na base de Newton (PSB) pularem do barco. Mas inteligentemente, outro candidato, Cacá Colchões, vem se colocando contra o governo municipal e o governo estadual. Alguns governistas colocam isto como suicídio político, outros como falta de articulação política, pra mim é pura esperteza. Governos Wagner e Newton estão bem em Ilhéus? A leitura política pouco importa, e sim a leitura do povo.

Mesmo com a maquina pública, a reversão da impopularidade de Wagner e Newton é pouco provável, pois nenhuma ação concreta foi feita em 6 anos do governo Newton, e em 5 anos do governo Wagner.




Mesmo que o governo Newton asfalte Iguape a Sambaituba, faça a ponte Ilhéus –pontal, quem levará o ônus será Wagner. Como diz o ex-prefeito “ se jogarem ouro na rua, e disser que foi o governo Newton, o povo vai pensar que é falso” . O melhor termômetro político ilheense é a central de abastecimento de Ilhéus ou o calçadão Marques de Paranaguá.



Para que essa estratégia dê certo, Dr. Ruy precisa que algumas coisas aconteçam: Jabes não seja o candidato, o PT não tenha candidato (o que acho difícil) e que o espião do ex-prefeito no governo municipal aceite essa parceria. Profetizar todo mundo faz, realizar, aí que é difícil.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .