quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ilhéus debate a dengue e recebe ambulâncias para o Samu

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima – acompanhado do secretário municipal da Saúde, Jorge Arouca –, participa, na próxima sexta-feira (18), às 9 horas, na Reitoria da Ufba, em Salvador, de reunião técnica com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante o encontro, serão debatidos os índices de infestação e combate à dengue, bem como serão entregues ambulâncias do Samu a alguns municípios.




Segundo o secretário da Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca, o objetivo do encontro é debater com os prefeitos dos municípios com índices de infestação considerados potenciais para o surgimento de uma epidemia propostas de combate ao mosquito. “Esses municípios são considerados prioritários, e por isso devem apresentar, em conjunto, propostas de mobilização social no combate à dengue, e Ilhéus é um deles”, explicou.
Enquanto a discussão é feita em Salvador, no mesmo dias Ilhéus recebe a visita de representantes da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a execução da segunda etapa do projeto de mobilização social para a prevenção e o controle da dengue, executado em parceria com a Secretaria da Saúde do município. O grupo de trabalho realiza esse projeto em 10 cidades baianas, incluindo Ilhéus e o objetivo é envolver a população nas ações contra a doença e formar articuladores que espalhem essa idéia em suas comunidades.




A segunda etapa do projeto de Mobilização Social para a prevenção e o controle da dengue no município consiste na capacitação dos líderes comunitários dos 10 bairros selecionados. Pela manhã, será realizada a apresentação dos participantes, a exibição de vídeos, e a elaboração de um plano de ação para os bairros. Na parte da tarde, haverá a apresentação do Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), bem como o treinamento para que os líderes comunitários possam usar essa ferramenta.



SAMU – Logo após a reunião técnica, o prefeito Newton Lima participa da solenidade da entrega simbólica de 34 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Neste ato, Ilhéus será contemplada com três ambulâncias, o que representa a renovação de 100% da frota, já que no final do ano passado, o Samu ilheense recebeu um veículo novo.



Na opinião do secretário municipal da Saúde, Jorge Arouca, a vinda das novas ambulâncias representa um avanço significativo na melhoria das condições de trabalho, diminuindo a manutenção da frota, atualmente com seis anos (um a mais do que o recomendado pelo Ministério da Saúde). “Esse veículos não param e transitam em ruas íngremes e estradas vicinais, o que aumenta a necessidade da manutenção periódica”, ressalta Arouca.



FONTE:RADARNOTICIAS

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .