quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
De Norte a Sul, Aumento no preço do Buzu
Todos os anos no período de férias observamos as mesmas cenas se repetirem de norte a sul do país. Estudantes e trabalhadores saem às ruas em protesto contra o aumento de passagens.
Este ano não foi diferente, é só passar as festas que o Movimento Estudantil se organiza para ir às ruas, pois um novo aumento é anunciado. Tais atos, porém, muitas vezes acabam de forma lamentável, com estudantes agredidos por aqueles que deveriam nos proteger. Foi assim na semana passada, quando estudantes de João Pessoa se organizavam para o segundo grande ato do ano contra o aumento de passagem, a favor do passe livre. Mas dessa vez os empresário do transporte público decidiram revidar e colocaram seus capangas, contra os estudantes. partem para cima dos estudantes com uma violência inimaginável. Foi nesse ato que um militante da FENECO foi agredido e teve que se ausentar da manifestação. Em nenhum momento os estudantes tinham como objetivo um confronto.
Nossa solidariedade se estende também aos estudantes de São Paulo, que tiveram suas mobilizações duramente reprimidas pela polícia militar. Em cenas também impressionantes podemos ver policiais atirando a “queima roupa” contra os estudantes e com armas letais em punho. Deparamos-nos aí com tamanha violência e percebemos mais uma vez, em muitas cidades, o Estado repressor aliado aos empresários de transporte não somente no momento de sancionar um novo aumento. Estes gestores públicos têm suas campanhas patrocinadas por estes empresários que passada as eleições cobram atitudes como essa.
Não muito distante, em nossa capital Salvador, Estudantes se organizam em manifestações, contra o Aumento da Tarifa urbana e pelo PASSE LIVRE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário