quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMPLEXO INTERMODAL, UMA PÁGINA DA HISTORIA DE ILHEUS E DA REGIÃO QUE SE INICIA COM OS SEGMENTOS SOCIAIS

Qui, 20 de Maio de 2010 07:55

As dúvidas foram dissipadas nessa tarde noite. Na Mesa condutora dos trabalhos Representantes das Centrais Sindicais, das entidades Comunitárias, sindicatos dos Bancários, dos estivadores, dos Operadores Portuários, das entidades comunitárias, do Executivo e do Legislativo Municipal e da Bahia Mineração.



O Auditório da Justiça Federal estava repleto de lideranças que representam organismos da nossa sociedade civil organizada, todas atentas às brilhantes exposições de Gerson Marques, de Libério Menezes e Emmerson Tavares sobre a situação do empreendimento, as suas vantagens e desvantagens, sob todos os aspectos, bem assim, da necessidade de se revitalizar o Porto do Malhado.



Os representantes da Bahia Mineração foram firmes nas suas colocações. Merecem a nossa confiança.



A imprensa se fez representada pelos radialistas, pelas emissoras de televisão da vizinha cidade de Itabuna, por Gui Valério, Jamesson Araújo, Tuca do Rapazói e fotógrafos.



No comando dos trabalhos o sindicalista Rodrigo Cardoso do Sindicato dos Bancários, no final leu o Manifesto assinado por uma centena de entidades sindicais, estudantis, culturais, comunitárias, indígenas, cooperativas e associações de agricultores, todas com endereços conhecidos e com sedes em Ilhéus, cujo Manifesto será entregue a Ministra do Meio Ambiente, ainda esta semana.



Chico Xavier e Frederico Vesper representaram os Deputados Veloso e Ângela Sousa, respectivamente.



Os Vereadores Jailson Nascimento e Dinho Gás antes de se ausentarem para a instalação dos trabalhos na Câmara Municipal de Ilhéus, não só se posicionaram a favor do Movimento, como asseguraram que estariam nessa tarde convocando uma sessão especial para discutir o assunto não somente com a sociedade civil, mas com a comunidade política, com as presenças de alguns Deputados.



A Vereadora Carmelita Ângela encaminhou mensagem justificando a sua ausência e afirmando estar integrada ao Movimento.



O Vereador Wenceslau se confessou defensor do empreendimento e adiantou aos presentes que estará discutindo o complexo intermodal em uma sessão especial que convocará em sua base, Itabuna.



Vila Nova, no seu programa dessa manhã de 19 de maio, na Rádio FM Conquista, com o seu espírito irrequieto de intransigente defensor dos interesses do nosso Porto já existente, não se contentando e com força redobrada aliou-se aos seus dois entrevistados Emmerson Tavares e João do Sindhotel para darem o ponta pé inicial público – através de uma emissora de rádio - da deflagração do nosso Movimento Social em favor do Porto, do Aeroporto e da Ferrovia, que comporão o Complexo Intermodal.



Maltez de Athaíde, de descendência portuária, como assim sempre fez questão de frisar, também não se conteve apenas em abrir o espaço do seu programa do meio dia, na Rádio Cultura e foi lá, pediu a palavra, se posicionou como cidadão, questionou e por fim se declarou “olhos nos olhos” como mais um integrante do Movimento.



Foram inúmeros os questionamentos formulados aos expositores. Foram inúmeras as declarações de jovens e adultos em apoios justificados ao empreendimento. As comunidades do Litoral Norte – retiro, ponta do ramo, mamoan, tulha, Val paraíso, jóia do atlântico – da Lagoa Encantada e até de Juerana através de CIPA estiveram presentes e as suas lideranças foram unânimes em afirmar que querem e vão lutar em favor do Complexo Intermodal.



Não esqueçamos que o Litoral Norte é o objeto do enfrentamento dos “ambientalistas”, contra o Porto Sul. Só que as comunidades que ali vivem e sobrevivem, são reais, verdadeiras, de ocupações lícitas, residências fixas, defensoras de interesses claros e justificados e diferem da comunidade dos especuladores, milionários, fantasmas, defensores da mentira, que se aproveita do meio ambiente para defender os seus interesses individuais e obscuros e auto denominam de “ambientalistas”.



Estamos anunciando e registrando que nessa tarde de 19 de maio de 2010, nasceu no Auditório da Justiça Federal, o Movimento Social em Defesa do Complexo Intermodal, que tem como pai o Desenvolvimento com Sustentabilidade e Mãe, a D. Vontade do Povo.



É mais uma página de luta que estamos escrevendo na história de Ilhéus e da Região.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Designer By Neto Borges .